Enquanto no Brasil se discute se o consumidor tem direito à troca de um produto com defeito, nos países de Primeiro Mundo (e esse é um dos indicadores de que um país merece mesmo ser chamado assim) tudo funciona de modo tão natural que é de causar inveja. Já comentei esse assunto algumas vezes, e a toda hora tem novos exemplos.

Aqui, o Ministério da Justiça – através do DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) – está tendo que obrigar os fabricantes de celular a cumprirem a norma do Código de Defesa do Consumidor que manda trocar o aparelho que apresenta defeito dentro do prazo de garantia (leiam a reportagem do site Convergência Digital).

Enquanto isso, no Japão a Apple está entregando aparelhos novos para donos de iPods que deram defeito, conforme comentamos aqui semanas atrás. Nem precisou o governo japonês fazer muita força.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Ainda o respeito ao consumidor

  1. Falando em respeito, já está sabendo da nova da Philips? Mais uma que não atenderá mais o mercado especializado. Nos “jogou ” para os distribuidores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *