Comentei na semana passada sobre a ótima ideia da LG de incluir serviços de compra e aluguel de filmes em seus TVs com acesso à internet, e agora surge a notícia de que a Samsung fechou parceria com a Microsoft. Os novos TVs, players Blu-ray e sistemas integrados de home theater da marca darão ao usuário a possibilidade de utilizar o Windows Live Messenger, hoje a maior rede social do País, com cerca de 50 milhões de pessoas conectadas. É a “guerra dos conteúdos”, em que os fabricantes buscam os mais diversos parceiros para rechear o menu dos televisores.

Essas parcerias raramente são fechadas em base de exclusividade: tanto o fabricante quanto o provedor de conteúdo preservam a liberdade de buscar acordos semelhantes com outras empresas. Pode ser, por exemplo, que a própria Microsoft feche com a LG, ou com a Sony, ou qualquer outro fabricante. O importante é notar que os televisores estão se transformando em plataformas multimídia, em que a programação normal das emissoras é apenas um dos atrativos. Esse, aliás, é o conceito da GoogleTV e também da AppleTV, já lançadas nos EUA.

Vamos ter muita novidade nessa praia, em breve, com certeza.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *