Na guerra dos aplicativos, por enquanto a Apple está ganhando de goleada. A cada dia surge uma novidade. Vejam esta, da empresa DocuSign, de Seattle: você pode enviar a eles um documento qualquer e, acessando o site com seu iPad, escrever sua assinatura sobre a tela, como se estivesse com o papel nas mãos. Aí, o documento volta para você assinado. Pode ser ignorância minha, mas ainda não tinha ouvido falar desse recurso.
Aliás, segundo The Wall Street Journal, várias outras empresas vêm criando serviços similares. Zosh, da empresa YouSendIt, permite assinar documentos em formato PDF via iPhone, enquanto RightSignature é um sistema no qual pode-se armazenar documentos “na nuvem” e assiná-los digitalmente, também via aparelhos da Apple. Em todos esses casos, a assinatura é plenamente válida em território americano, inclusive para fins processuais.

Não é à tôa que a Apple domina 75% do mercado mundial.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *