Essa história da Apple ir ao governo brasileiro pedir redução dos impostos sobre os tablets está meio esquisita. É evidente que a tributação brasileira é vergonhosa, não apenas para produtos eletrônicos, mas para quase tudo. Mas, se alguém na Apple imaginou que o atual governo iria se sensibilizar e fazer cair, por decreto, o preço do iPad, deve ter delirado. Segundo o site Convergência Digital, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que recebeu a vice-presidente da empresa americana, Catherine Noveli, de fato trabalha para reduzir os impostos sobre produtos de informática (inclusive tablets), mas apenas para aqueles fabricados no Brasil. A ideia, claro, é incentivar a produção no país e a consequente criação de empregos. O que se discute é ampliar a isenção de PIS e Cofins para os fabricantes, além de eliminar totalmente o IPI, como foi feito, por exemplo, com produtos de linha branca.

E a Apple, convenhamos, não é das empresas mais propensas a investir numa fábrica brasileira. Vai muito bem, obrigado, com sua operação na China, de onde espalha todos os seus produtos pelo mundo, com muita competência, aliás. Já comentamos aqui que Steve Jobs nem quis ouvir quando o governador do Rio, Sergio Cabral, acenou com a possibilidade de incentivos para montar produtos da Apple no Rio, lembram-se? E há também aquela história (enrolada) do empresário Eike Batista querendo montar aparelhos da empresa aqui, junto com os chineses. Sei não…

De qualquer modo, este governo parece convencido de que apoiar o setor de tecnologia só pode trazer ganhos ao país. A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica), que nesse ponto é muito mais atuante que a Eletros, está se mobilizando em Brasilia e até já “nomeou” um deputado (Beto Albuquerque, PSB-RS) com essa missão. O plano é embarcar tudo na medida provisória 517, que já estipula alguns benefícios para o setor e deve ser votada em breve pelo Congresso. Único problema: com o governo tendo que apertar gastos, falar em isenção tributária é quase uma heresia. Vamos ver como a presidente Dilma irá administrar todos os interesses envolvidos.

3 thoughts on “Os tablets e os impostos

  1. Caro Orlando,

    Já que a Foxconn, empresa que fabrica o iPad na China, tem fábrica no Brasil, acho bastante viável que montem o aparelho aqui, como fazem com notebooks e outros dispositivos de informática que já se beneficiam das isenções tributárias. Aliás, eles montam no Brasil desde 2004. Talvez fosse interessante para abastecer o Brasil e América Latina, mercados que somados devem dar 7% do americano…

    Abraços

    Julio

  2. Sem contar que com a inflação em alta (disparou em janeiro), a velha receita de aumento da taxa de juros para frear o consumo fatalmente será colocada em prática. A Apple perdeu o momento, agora terá que aguardar outra oportunidade.

    Abração a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *