Foi aberta na última terça-feira – e vai até 9 de setembro – a consulta pública da Anatel sobre as operadoras de banda larga. Nesse período, qualquer pessoa pode encaminhar sugestões para composição do IDA (Índice de Desempenho no Atendimento), que em breve passará a medir a qualidade do serviço das operadoras com mais de 50 mil assinantes. Sabe-se que ainda há muita reclamação, mas agora haverá um instrumento prático de fiscalização: o usuário terá em seu computador um software para verificar o status de sua conexão. A operadora será obrigada a fornecer essa ferramenta.

Como estamos sempre criticando a Anatel, e com bons motivos, acho que devemos aqui dar um voto de confiança ao órgão. As metas de qualidade previstas são ambiciosas. Exemplo: nos primeiros doze meses de vigência do novo sistema, a velocidade medida da conexão não poderá ser menor do que 20% da contratada; no ano seguinte, passa para 30% e depois para 40%. Mais ainda: a velocidade média mensal terá que ser de 60%, 70% e 80%, respectivamente!!! Hoje, como se sabe, o assinante solta rojões quando consegue 10% da velocidade prevista em seu plano.

Haverá também metas para o tempo de atendimento telefônico ou online (60 segundos, no máximo), para as solicitações de visitas técnicas e para o número de reclamações que cada operadora poderá ter. Parece coisa de Primeiro Mundo, mas é apenas aquilo que deveria ser rotina. Vamos ver se pega.

Para saber mais detalhes sobre como tudo isso irá funcionar, e também para enviar sua sugestão à consulta pública, entre neste link.

4 thoughts on “Fiscalizando a banda larga

  1. Caro Orlando,

    Veja só a nossa situação: estamos comemorando que a nossa competente agência reguladora de telecomunicações inicia em 2011 (!!!) a fiscalização da qualidade e velocidade da banda larga que contratamos. Você diz que devemos dar um voto de confiança à Anatel, mas eu considero isto, na melhor das hipóteses e sendo cortês, lamentável. E digo isto pelo seguinte: quando vamos ao mercado e compramos leite condensado, recebemos dentro da lata o leite condensado; se comprar um saco de arroz, levamos (e vemos, neste caso) que é arroz mesmo que está no saco. Mas se contratamos a conexão de internet a 10 Mbps, conseguimos, na melhor das hipóteses, entre 10% e 15% do que estamos pagando. Oras, é algo a se comemorar que demorará ainda mais de cinco anos para conseguirmos receber 80% de algo que pagamos 100%?? De verdade que temos que comemorar isto??

    Os nossos políticos zombam de nossas caras diariamente quando acordam e pegam seu carro com motorista para irem, quando vão, aos seus escritórios. Não vou dizer que não é um avanço esta “incrível” decisão da Anatel, mas é coisa de povo passivo e que não sabe consumir comemorar que, após tanto tempo de cobrança, venham exigir 20% da banda contratada para o usuário.

    Atitude correta seria exigir que as empresas que quiserem prestar este serviço ofereçam um mínimo de 90% da banda contratada em 99,99% do tempo possível de utilização a cada mês. Ou seja, se um mês tiver 30 dias x 24 horas, eu poderia utilizar 719,93 horas navegando com a banda que contratei.

    Alguns vão dizer que o custo seria impraticável, que seria banda larga só para a elite, etc. Mas assim começariam a investir na infraestrutura de telecomunicações com fibra ótica da forma que se deve e, com a concorrência, o preço cairia com o tempo. Mas se teria qualidade, algo que nós, brasileiros, infelizmente não sabemos o que é na grande maioria das vezes.

    Eu ficaria mais feliz em pagar um plano de 100 bps que me garantisse 90% de banda do que pagar os 10 mb que pago e saber que recebo só 10% do que pago. E isto faz, sim, uma diferença muito grande.

    Perdoe-me pelo desabafo e por cultivar esta utopia.

    Cordialmente,
    Paulo Marcelo

  2. Olá Paulo, obrigado pela “mensagem-desabafo”. Concordo 100% com você. Já fiz esse tipo de crítica várias vezes aqui. Mas não me parece que alguém esteja “comemorando” essa tardia decisão da Anatel; ao contrário, é mais uma promessa a ser cobrada no futuro. Abs. Orlando

  3. Caríssimo Orlando,

    Não vou ser cortês como o Paulo Marcelo, isso mostra o tamanho da ” INCOM PETÊNTECIA ” destas empresas e dessa tal de anatel. Vender banda larga popular de 1Mb por R$35,00…. se tem empresas que visam lucro fazendo porR$49,90 5MB????? Tenham dó né. Esse ministro vive aonde????? Não vê televisão, não lê jornal ou revista….. E tem mais, só falta dizer que tem Iso 9000,14000 e por ai vai. Piada isso né. Quanto mais norma iso uma empresa tem, mais se deve desconfiar de seus produtos ou serviço. O slogam da ISO deveria ser: Norma iso, a marketada que veio para vender porcaria. Nunca se fabricou tanta porcaria para vender como hoje em dia, não escapa ninguém. E ainda querem criticar os Chineses que usam mão de obra escrava….. É a mesma escravidão que tinhamos aqui no passado, agora em vez de abrigo e comida é uns trocados que chamam de ” salário ” É isso.

  4. Wallace, 5MB por R$ 49,90? Só se for gato… Aí não vale, certo? Abs. orlando

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