Era inevitável: com a febre do iPad e do iPhone, os sistemas de automação residencial estão ficando mais acessíveis. Neste vídeo, por exemplo, temos um que pode ser encomendado por algo em torno de R$ 4.000. Estive ontem no evento da distribuidora Audiogene e testemunhei cerca de 150 profissionais do mercado espantados com as facilidades que essa tecnologia está proporcionando. A empresa distribui no Brasil marcas como Savant e RTI, que estão entre as mais inovadoras do segmento. Assim como Crestron, Control4 e a brasileira Scenario, essas empresas estão conseguindo ampliar o alcance de seus produtos graças às interfaces com tablets e smartphones, especialmente os da Apple.

Como já comentamos aqui, os recursos de automação estão se revelando tão atraentes que até mesmo grandes construtoras já fazem parcerias com empresas especializadas pare entregar apartamentos automatizados. Para alguém (um casal recém-casado, por exemplo) que está em vias de comprar seu imóvel novo, o apelo de poder acionar luzes, cortinas ar-condicionado etc. com leves toques no celular é quase irresistível.

Conversando outro dia com um instalador, ele me perguntava onde irá parar esse mercado, já que tudo está ficando cada vez mais fácil para o usuário, a ponto deste dispensar os serviços de um profissional especializado. Minha resposta foi a mesma que ouvi no ano passado, em Nova York, de Robert Madonna, presidente da Savant: nenhuma dessas facilidades pode ser executada sem um bom projeto e uma boa instalação. Por mais que seja tentador dizer ao usuário que tudo está embutido no celular (ou tablet) e que basta tocar os dedos na telinha, a verdade é que antes de chegar nisso há um longo e detalhado trabalho de projeto, envolvendo cálculos, programação e configuração.

Em outras palavras: o consumidor precisa pagar para ter os confortos da era do iPad em sua casa. E pagar bem, se não quiser ter dores de cabeça depois que tudo for instalado.

 

5 thoughts on “Automação mais barata

  1. Estive no evento da Audiogene. fiquei impressionado com as opções apresentadas e mais ainda com o esforço deste distribuidor em preservar o mercado e suas marcas. Quem ganha? O consumidor final, pois mais importante que pagar barato em uma automação é ser bem atendido no pos venda. Tem marca sendo oferecida em lojas de shoping, porém sem suporte técnico da marca. Bem vindas RTI, Savant e Vantage. as revendas precisam de alternativas.

  2. Ilustrando o comentário do Julio com o titulo Como Perder uma Marca, esta semana nossos instaladores ligaram para um “D”istribuidor que representa uma “C”erta marca. Estavam na casa de um cliente, eram 3 horas da tarde, estavam precisando de suporte técnico e a telefonista que os atendeu respondeu que não tinha ninguém lá para ajudar. Os rádios estavam todos desligados, deixaram recado e resolveram o problema sozinhos. Até agora ninguém retornou o recado deixado! Quero ver quando começarem a vender em super mercado!!!!!

  3. Cuidado pessoal, a Audiogene não é tudo isto que esperam! Na hora de precisar deles para resolver um problema, verão o que é um nerd em ação! Se perdem em teorias quando os clientes querem soluções praticas.

  4. Olá Carlos, obrigado pela sua observação sobre nosso atendimento. Poderias entrar em contato comigo na Audiogene para que eu possa entender o que aconteceu e tomar providencias para que fatos com este não ocorram de novo.

  5. Ainda sobre o tema desta blog, concordo com os comentários do Orlando. O fato de usar iOS devices (iPads, iPhones e etc), ou mesmo Android devices como User Interfaces, proporcionam extrema redução no custo dos User Interfaces e ganhamos a mobilidade inerente a estes devices, mas este fato não elimina os serviços/expertise em projetos e custos dos subsistemas.
    Na realidade novos horizontes se abrem e novas facilidades podem agora ser implantadas. A Era de Touchpanels caros e limitados acabou, e uma nova Era em sistemas de controle e conforto está apenas começando.

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