No próximo dia 8 de novembro, um evento em São Paulo irá discutir o segmento de TVs conectados, também chamados “web TVs” ou “Smart TVs”. Na verdade, este último conceito é mais abrangente, pois envolve não apenas os televisores que acessam a internet, mas também os que se prestam a conexões múltiplas, para integração em rede com vários outros aparelhos. De qualquer forma, o evento TV.APPs, promovido pela Converge, deverá ser interessante por colocar lado a lado fabricantes, provedores de conteúdo, desenvolvedores e também anunciantes.

Como já comentamos aqui algumas vezes, o apelo dos aplicativos está mudando o comportamento do telespectador brasileiro e própria forma de escolher um televisor. Antes, analisavam-se basicamente os recursos técnicos do aparelho e a qualidade da imagem. Hoje, entre as principais marcas, há bem poucas diferenças nesses pontos. O que distingue um TV de outro é o software que vem embutido, e que pode (ou não) ser atualizado. Na prática, cada TV está sendo equipado com um pequeno computador interno, e essa é uma tendência irreversível. Nos EUA, por exemplo, já acontece uma disputa de mercado entre os Smart TVs e os receptores de TV paga: muitos estão cancelando suas assinaturas, e as operadoras estão diversificando seus serviços para manter os assinantes – este artigo traz mais detalhes a respeito.

No evento da Converge, serão discutidos os possíveis modelos de negócio para esse mercado – alguém tem que pagar pelos conteúdos oferecidos nos TVs, e esse alguém não pode ser o consumidor, certo? Outro tema programado é o tipo de serviço que tem mais chance de atrair o comprador de um TV. Enfim, um debate interessante para quem quer entender melhor para onde estamos caminhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *