Sempre tive um pé atrás com essa moda das compras coletivas. Não sei se é excesso de zelo, mas todas as propostas que recebi para entrar na onda me pareceram suspeitas. Agora, vejo que não estava totalmente errado: o Procon-SP autuou as três principais empresas do segmento no Brasil (Groupon, Peixe Urbano e Click On) por “pequenos detalhes”, como não dar garantia dos produtos vendidos e negar-se a devolver dinheiro pago antecipadamente pelos clientes. As multas podem chegar a R$ 6 milhões para cada empresa – claro, como sempre no Brasil, há recursos e protelações, e o mais provável é que dê em nada.
O episódio, de qualquer maneira, deve servir como alerta. O Procon notificou 11 estabelecimentos que utilizam os sites de compras coletivas e não entregam os produtos. Já houve algumas denúncias, mas pelo visto não se deu muita importância. Recentemente, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acusou as quatro grandes do setor (a quarta chama-se Groupalia) de “práticas ilegais”. Na maioria dos casos, os sites não se responsabilizam pelos negócios que geram: você compra de um terceiro, e o site age como se nada tivesse a ver com isso. Só que jamais deixa de receber a sua comissão. Naturalmente, uma empresa séria devolveria esse dinheiro caso o negócio não se concretizasse. Mas não estamos falando de empresas sérias…
Aliás, essa Groupon é um caso ainda a ser explicado. Recordista de reclamações no Procon, a empresa é exaltada em sites e blogs como exemplo de inovação e criatividade – como se compra coletiva fosse algo novo (para mim, é apenas uma versão digital do velho consórcio). Há cerca de um mês, o IDG Now fez um excelente levantamento sobre as atividades da empresa, mostrando a prática de inflar preços dos produtos no site para enganar os clientes, que são atraídos por descontos mais altos (outra prática mais velha do que a máquininha de calcular). Com uma poderosa rede de influência nas mídias sociais, a empresa – que é americana – abriu seu capital na Nasdaq no início deste mês e todos disseram que foi um sucesso. Três dias depois, o valor das ações tinha despencado, deixando frustrados os investidores.
É o caso de se dizer: bem feito.
Concordo com você,Orlando:isso é mesmo um mico.Imagine um restaurante,que para entrar nessa só pode estar”na pior” e o cliente chega com um cupom para desconto de 90%,com certeza vai se muito”bem tratado”.Um conhecido adquiriu um cupom de uma choperia e quando lá chegou,todo animado com a namorada,o local já tinha falido(não é preciso dizer que o dinheiro “já era”,não recebeu de volta).É o típico caso do barato que sai caro.Azar dos “espertinhos”que querem “levar vantagem em tudo”
Isso é brincadeira de criança se comparado a outra onda recente: leilão de produtos por 1 centavo.
Alguém que me explique por que ainda não entendi como esses sites não foram fechados. Na prática você compra lances pra tentar comprar um produto por um centavo ou algum outro valor insignificante, mas só há um produto e milhares de compradores. Se você não leva o que acontece com o dinheiro usado nos seus lances ou com os lances que você comprou? Não sei mas, até que alguém me esclareça melhor, isso parece mais um cassino onde você compra lances (fichas), aposta e quando perde a “casa” fica com seu dinheiro.
(Jogo não é ilegal no Brasil?).
Amigos,
É, tem pilantragem de tudo que é jeito. Aqui no Rio conheço estabelecimentos que, com as ofertas nesses sites, conseguem incrementar bem as vendas em dias e horários de movimento fraco. E tem gente competente e honesta, como o Porcão, o Joe & Leo´s, etc. Mas tem golpe e tem atendimento “diferenciado” para quem tem o cupom, como um “sai um sushi xyz do Groupon” que minha esposa ouviu quando foi a um restaurante japonês. Primeira e última, o tal do combinado era quase metade do tamanho do normal…
Já o que o amigo Fernando diz sobre os leilões é a mais pura verdade! E uma vergonha não terem feito nada… isso sem falar que a coisa é totalmente virtual, não é auditada e simplesmente um “amigo” do dono pode ganhar todas… Ou o dono mesmo… Não é de estranhar se isso acontece, especialmente aqui na república da Banânia.
Abs,
Julio Cohen
Ja perceberam que o link no que refere a “Três dias depois, o valor das ações tinha despencado, deixando frustrados os investidores.”, as materias nao existem mais, procurem quem qualquer lugar no google que so dara pagina nao encontrada.
Em minha opinião definitivamente, em comércio, não há milagre.
Ouço casos de gente que comprou antecipadamente um vale x-salada com desconto!! e depois fica reclamando ao mundo que demorou pra ser atendido…
E nem se deu conta do pior, ele preencheu um cadastro e eles ficaram com todos os seus “valiosos” dados!! Lamentavel…
Orlando, nunca participei destas tramóias, destes embustes, verdadeiras correntes da felicidade para enganar trouxas! Outro dia estava num restaurante em Belo Horizonte e vi uma fila enorme no caixa, separada dos demais pagantes. perguntei ao garçon o que era aquilo. Informou-me tratar-se do pagamento da promoção do sanduiche. O sujeito pega o cupom da promoção, recebe um prato mal preparado e com a metade do tamanho normal e ainda fica uma hora na fila para pagar. Só idiotas mesmo aceitam se sujeitar a isto! Os brasileiros ainda têm muito o que aprender, somos enganados em todas as áreas, sem exceção! No comércio não há milagres, você recebe o produto ou serviço com a qualidade pela qual paga e ponto final!
Aqui onde moro ( interior se Sao Paulo) ja participei de varias dessas compras e sempre deu certo, inclusive comparei com o valor real e sempre tive vantagens.
Por enquanto estou contente com minhas compras e espero continuar comprando.
Só um exemplo: Bob´s e muitos outros.
Porem só entro em sites criados aqui na cidade mesmo.
Olá,
Nunca tive prejuízos com compras coletivas,
Já viajei muito, comi em restaurantes, comprei produtos, e consegui usar todos!
Agora realmente quem paga com cupom tem um “atendimento diferenciado” muitos locais, bares e restaurantes,
após apresentar o cupom, percebi uma certa indiferença, rola meio que um preconceito.