(texto reeditado)

Está prevista para a manhã desta terca-feira, aqui em Las Vegas, uma apresentação oficial do consorcio que defende a padronização dos óculos 3D ativos. Sony, Samsung e Panasonic se unem à Xpand, um dos principais fabricantes de óculos 3D do mundo, em busca de um padrão único – hoje, óculos de uma marca não funcionam com TVs de outra.
Curiosamente, hoje (segunda-feira), véspera da abertura da CES, a Panasonic revelou que também irá lançar TVs com óculos passivo, semelhante aos usados nos cinemas, que não possuem bateria nem processador interno e, por isso, são mais leves e mais baratos. Com isso, a empresa japonesa segue o mesmo caminho da Philips, única ate agora a lançar os dois tipos de TV. E reforça a posição da LG, que por enquanto mantem-se fiel ao padrão passivo.
Os leitores devem se recordar que a disputa entre óculos ativo e passivo foi uma das grandes polêmicas de 2011, rendendo até um debate público entre executivos da Samsung e da LG, organizado em São Paulo, em agosto, pela revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Como se vê agora, a polêmica está longe de terminar. A Panasonic, que já lançou varios modelos de plasma com óculos ativo (alguns deles considerados por nossa equipe entre os melhores do mercado brasileiro), promete para este ano pelo menos um modelo LCD passivo. Ainda não soubemos detalhes, mas seria um TV LED-LCD de 55″.

1 thought on “Disputa dos TVs 3D vira novela

  1. Não vejo como o 3D ativo pode vencer.

    Custa muito mais caro (basta ver que as TVs com 3D ativo normalmente são vendidas sem nenhum par de óculos e nem por isso custam menos, as passivas da LG vem com quatro pares).

    Não oferece nada de extraordinário se comparado com a tecnologia concorrente. Para justificar o preço (especialmente dos óculos) teria que ser MUITO melhor, mas no fim a experiência é a mesma ou até melhor na tecnologia passiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *