Já esta outra noticia que recebi hoje, via Agência Brasil, não é tão animadora: o governo decidiu criar uma certificação específica para telefones celulares importados, a ser condedida pela Anatel. O motivo seria impedir a concorrência desleal aos fabricantes nacionais. “Esses celulares vêm sendo importados de maneira volumosa e temos muitos problemas de qualidade técnica”, explicou o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, referindo-se – é claro – aos produtos chineses, responsaveis por mais de 30% das vendas no país, de acordo com dados da Abinee.

Segundo ele, hoje são feitas avaliações técnicas dos celulares importados somente depois que entram no país – o que significa dizer que não há avaliação alguma, pois é impossivel analisar milhões de aparelhos que chegam a cada minuto. Agora, o importador só poderá comercializar o produto depois de obter a certificação da Anatel.

Resumo: mais uma vez, o governo transfere às empresas uma responsabilidade que é sua – controlar a importação ilegal. Criar mais um procedimento burocrático não vai garantir nada: os celulares, bons ou ruins, continuarão entrando via Paraguai e pelos demais meios conhecidos. Sem conseguir fechar essas porteiras, nossas autoridades fingem que estão preocupadas. E combate a importação legal com mais burocracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *