A propósito do comentario de anteontem sobre o fim dos CDs, lembrei que uma das novidades mostradas na CES foi um recurso chamado “Disc to Digital”, incluído nos novos players Blu-ray da Samsung. Funciona desta forma: você coloca um disco e, acionando uma tecla, o aparelho faz uma copia digital daquele conteúdo. Pode ser só audio ou audio + video, não importa. Tudo é transformado num arquivo digital que você pode transportar para outro aparelho. Claro, a copia será codificada e terá de ser “autenticada” para permitir reprodução – esta, somente em produtos da mesma marca. Mas a ideia é que o usuario seja “dono” do material, para poder usá-lo em qualquer lugar, utilizando aparelhos portateis como smartphones, tablets e notebooks.

De certa forma, é o que já se faz hoje na plataforma iTunes, usando aparelhos da Apple. Será que outros fabricantes vão seguir a mesma linha?

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *