O repórter Luiz Queiroz, do site Convergência Digital, deu um belo furo nesta sexta-feira, ao revelar um tinhoso esquema de favorecimento entre a Anatel e as operadoras de telefonia. Embora essas coisas sejam comuns no Brasil, como todos sabemos, a denúncia é tão forrada de detalhes que vai ser difícil os envolvidos escaparem ilesos desta vez – até porque os interesses em jogo são bem altos.

Basicamente, o esquema trata da contratação de uma empresa especializada para fazer o monitoramento das velocidades de banda larga oferecidas pelas operadoras, conforme determinação da Anatel em outubro passado. Num país sério, tal missão deveria caber a uma empresa independente e de comprovada capacidade técnica, escolhida em licitação, certo? Como estamos no Brasil, o Conselho Diretor da Anatel delegou a escolha ao SindiTeleBrasil, sindicato que representa, ora vejam, as próprias operadoras! Acredite se quiser: a entidade contratou para o serviço a ABR Telecom, espécie de consórcio formado pelas principais operadoras em 1998 para implantar coisas como o roaming e a portabilidade numérica na telefonia.

O escândalo ganha proporções maiores quando se sabe que outras quatro candidatas – estas sim empresas especializadas – apresentaram propostas para fazer a regulação do serviço de banda larga, tão questionado. Não houve licitação, como seria obrigatório. A apresentação aconteceu de modo absolutamente inusitado, com cada uma das candidatas falando por cerca de meia hora. E, de modo mais do que suspeito, como levantou o repórter, os convites para o encontro partiram não da Anatel, nem do próprio SindiTeleBrasil, mas sim da própria ABR Telecom!!! Mais ou menos como se a raposa convidasse as galinhas para uma festa no fundo do quintal…

Incrível que tudo isso tenha sido armado na mais absoluta surdina, nas barbas do Ministério das Comunicações e com a conivência criminosa da Anatel.

Bem, ainda há esperança de que mais essa maracutaia seja desfeita. O prazo final para anúncio da empresa escolhida é 29 de fevereiro, e agora, com a provável repercussão da denúncia, não só a Anatel, mas o próprio Ministério e talvez até o Palácio do Planalto, tão zelosos da banda larga, terão que tomar alguma providência. Ou será que estou sendo otimista demais?

10 thoughts on “Banda larga viciada

  1. Desculpe, caro Orlando, otimismo é necessário, mas, em se tratando de Brasil, creio que seja “inocência”. Este caso específico não deve ganhar o devido espaço na mídia, a não ser que algum grupo de comunicação de massa (leia-se televisão aberta) veja algum valor ($$$) nisso.

  2. Lamentável! Simplesmente, um verdadeiro absurdo!!!
    Será que os Assessores do Governo Dilma ainda não tomaram conhecimento
    de tal esquema? – ou vão naturalmente ignorarem essa trapaça?
    – Onde está a seriedade do Governo?

    Boni

  3. Não temos mais em que acreditar o governo esta podre e totalmente sem caracter , esse é o Brasil das negociatas na calada da noite e tem gente que acredita que as coisas estão mudando.Estão sim para pior.

  4. Caro Alexandre Petersen, “A podridão já se misturou ao DNA humano”. Não quero ver essa “generalização”! Acredito que isso está impregnado em algumas empresas porque o governo é conivente ou faz vista grossa ou porque quem dirige mesmo o nosso país são os grandes empresários. Infelizmente!

  5. Orlando, depois da demissão de inúmeros ministros, assessores, diretores de estatais e diretor da Casa da Moeda, todos por corrupção ativa ou passiva, o que aconteceu? Simplesmente deixaram o governo e foram aproveitar o butim, gastar o que foi roubado. ninguém foi preso ou indiciado. O cara de pau do diretor da Casa da Moeda depois de abrir, com a filha, conta bancária ilegal em paraíso fiscal, no Caribe, para onde desviou R$ 25 milhões de dólares, agora vai desfrutar os louros da negociata, gastar o que roubou na beira da piscina. Este ministro da fazenda, o famoso “Manteiga”, que o manteve no cargo durante dois anos, mesmo sabendo das denúncias, vem com a maior desfaçatez dizer que não foi ele quem nomeou o larápio para o cargo e que não tem nada a ver com isto. Em qualquer país mais sério, todos os três, ministro, diretor e filha estariam algemados e vendo o sol nascer quadrado. Aqui, neste país da impunidade, comandado por um partido indecente e políticos ainda mais enlameados, nada aconteceu e nada acontecerá. Por isto acho que você é o maior otimista do mundo. Aqui os bancos ganham o que querem e cobram o maior spread do mundo sob as barbas do Bacen, as operadoras de telefonia e TV fazem o que querem e pagam altas propinas a funcionários do governo para não serem incomodadas, os aeroportos são vendidos para empresas que não terão a menor condição de investir neles, porque não têm capacidade financeira adequada, mas o que importa? Depois, se não der certo, farão uma negociata com o governo não é mesmo? Quem fica no prejuízo somos nós, cidadãos, incapazes de nos manifestar contra todas estas mazelas. Afinal, temos de nos recolher à nossa insignificância de meros pagadores de impostos!

  6. Fiquei deprimido…e o Ronaldo lembrou da realidade, mas ainda não somos pobres, somente ignorantes, porque deveria ter neste País um vestibular para quem pretende concorrer a cargos eletivos.

  7. Amigos. vamos nos mobilizar, e enviar-mos todos mensagens para o ministério das comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *