103-inch-plasma-panasonicDeve ter sido com dor no coração que executivos da Panasonic anunciaram nesta quinta-feira, em Osaka (sede do grupo), o fim da tecnologia de plasma. A notícia havia sido antecipada pela agência Reuters na semana passada, conforme comentamos aqui, mas fora desmentida pela empresa. Inútil. A triste decisão era irreversível, nem tanto pela qualidade e o potencial do plasma no mercado, e mais pela atual situação da empresa, que não tem mesmo como bancar seu desenvolvimento.

Em comunicado oficial, a Panasonic Corporation justifica que a medida faz parte de sua “estratégia de crescimento” e culpa a crise econômica iniciada em 2008, com a quebra do banco americano Lehman Brothers, pela queda na semanda por displays de plasma. As vendas, inclusive para o segmento corporativo, serão encerradas em março, final do atual ano fiscal. O grupo promete criar “novos produtos de grande apelo” para suprir seus clientes, mas não especifica quais – um deles provavelmente é o OLED.

Curiosamente, a Samsung acaba de lançar no mercado brasileiro seis – isso mesmo: seis – novos TVs de plasma, com tamanhos entre 43 e 64 polegadas, e a preços bem atraentes. A própria Panasonic trouxe recentemente seu badalado TV VT60, de 65″, que agora provavelmente poderá ser adquirido em promoções pelo Brasil afora (embora não sejam muitas as unidades disponíveis). Nos testes comparativos que já fizemos, os plasmas continuam sendo superiores aos LED-LCDs, ainda que estes tenham melhorado significativamente.

Vamos ver se Samsung e LG sustentam a promessa de continuar investindo em plasma.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Agora é oficial: Panasonic fora do plasma

  1. Parece ser a “maldição da Kuro”.

    A Pioneer tinha a melhor tv do mundo mas isso não bastou para que afundasse seu setor de displays.

    A Panasonic que até então ia muito bem,adquiriu essa tecnologia e,mesmo tendo a melhor tv,só viu crescerem seus prejuízos.Até chegar onde chegou.

    É uma pena…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *