MH900250899-300x300A propósito do assunto garantia, acaba de sair nos EUA mais uma pesquisa da CEA (Consumer Electronics Association) sobre o controverso tema da obsolescência dos equipamentos eletrônicos. O relatório CE Product Life Cycle se baseia em entrevistas com usuários americanos de vários produtos: TVs, câmeras, players (DVD e Blu-ray), computadores, tablets, celulares e consoles de videogame. Eles responderam a duas perguntas básicas: quanto tempo duram seus aparelhos? E o que você faz quando eles param de funcionar?

O tempo médio de uso, entre todos os produtos, é de cinco anos. Os TVs são os de vida útil mais longa (7,4 anos), e os celulares os que duram menos (4,7 anos). A diferença em relação a países como o Brasil (embora aqui nunca tenha sido feita pesquisa equivalente) é que, nos EUA, já segue acelerado um programa nacional de reciclagem de eletrônicos, adotado pela indústria com apoio dos varejistas e forte adesão dos consumidores, segundo a CEA. Lá, a maioria, quando seu aparelho não serve mais, procura um posto de reciclagem ou uma loja credenciada para isso; existem centenas delas espalhadas pelo país.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Qual é a vida útil dos equipamentos?

  1. Para os EUA isso não é problema, haja vista que o poder de compra de um americano em termos de consumo em eletrônicos é até 9 vezes o brasileiro. Pensem bem! Uma tv de Plasma que nos EUA custa a partir de 270 dólares e o salário minimo médio nos EUA chega a 1400 dólares, a realidade lá é bem mais generosa que a brasileira, onde o salário mínimo de 724 reais contrasta o custo desse mesmo televisor que inicia em torno de 1280 reais na versão básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *