Prossegue o calvário do segmento de TV paga. Não é só no Brasil, claro, mas aqui a crise econômica obrigou muitos felizes assinantes a rever seus conceitos. Aumentou a inadimplência e, com ela, os cancelamentos – incentivados também pela enorme oferta de filmes e séries via internet. O último balanço divulgado pela Anatel mostra que o número de assinantes caiu 5% em 2017, chegando a incríveis 17,9 milhões de domicílios. Incríveis porque, em 2014, eram 19,6 milhões – e crescendo a caminho dos 20 milhões!

Ou seja, em três anos quase 2 milhões de famílias deixaram de usar TV paga. Em 2017, nada menos do que 447 mil residências paulistas e 97,8 mil cariocas abriram mão do serviço. Curiosamente, os estados considerados mais pobres foram os que apresentaram maior crescimento percentual: Piauí (7,7%) e Maranhão (3,86%). Nos casos de São Paulo e Rio, onde as conexões são mais rápidas, é bem provável que esteja funcionando o chamado “efeito Netflix”, em que o usuário troca os filmes pelas séries.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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