A propósito do mercado de áudio, é interessante comentar aqui a nova estratégia da Bowers&Wilkins (B&W, para os íntimos), uma das marcas mais admiradas do mundo. Ao entrar no segmento de fones de ouvido, em 2010, a empresa que ficou célebre com suas caixas acústicas icônicas decidiu buscar algo diferente da concorrência. Não posso afirmar que os fones B&W são os melhores que existem (há gente mais capacitada para opinar), mas sua leveza e conforto sempre me chamaram a atenção. Imagino como deve ser então a experiência de usar os novos Px8. Segundo a B&W, são os primeiros produtos saídos do laboratório de Southwater, no sul da Inglaterra, inaugurado em 2019.

Trata-se de um avançado centro de pesquisa e engenharia, não muito longe da fábrica de Worthing que tive o prazer de visitar em 2007. O laboratório já estava em pleno funcionamento quando a B&W foi adquirida pela americana Sound United, decisão que levantou suspeitas entre os fãs mais ardorosos de que os ingleses abririam mão de seus rígidos padrões de exigência no design e fabricação dos aparelhos.

Aparentemente, as suspeitas não se confirmaram. Pelo que se vê dos lançamentos mais recentes – a nova série de caixas Diamond, o sistema Formation de áudio sem fio e os fones Px6, Px7 e agora Px8 – nada mudou naquele compromisso.

Falando especificamente dos fones, fica clara a opção da B&W por se associar a marcas igualmente cultuadas em suas respectivas áreas. O Px8 está sendo comercializado pela Som Maior, distribuidora oficial da marca, em três versões: uma, digamos, convencional e as outras duas trazendo logotipos que têm tudo para se transformar em itens de colecionador no futuro: Px8 007 Edition e Px8 McLaren Edition.

Tecnicamente, os três modelos são iguais. As diferenças, sutis, podem ser notadas no acabamento. O “fone do James Bond” vem na cor azul (Midnight Blue) que tem aparecido nos últimos filmes da série – confesso que não tinha notado, talvez porque ainda prefira os Bond de Sean Connery e Roger Moore.

Já o Px8 McLaren Edition (foto acima) foi desenhado em conjunto com a famosa fábrica de carros de luxo e máquinas da Fórmula 1. Sobre o couro cinza, sem dúvida mais elegante que o preto comum, há um aro metálico na cor “laranja papaia” que marcou os primeiros projetos do fundador Bruce McLaren, um dos pais da F1 a partir dos anos 1960.

A parceria entre B&W e McLaren já é antiga. Há anos a B&W é responsável pelos sistemas de áudio dos carros de luxo da marca, que estão entre os mais caros do mundo. Desde 2008, aliás, a empresa é fornecedora de marcas como BMW, Volvo, Jaguar e Maserati, ou seja, há uma sólida estratégia de branding por trás de tudo isso.

Evidentemente, os fones Px8, assim como todos os produtos B&W, não se destinam à maioria dos consumidores. O preço de lançamento do 007 Edition no Brasil, por exemplo, é de R$ 7.990 (o McLaren ainda não está disponível).

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