Já faz tempo que estou para escrever sobre acústica, uma ciência que tem tanta influência em nossas vidas e que, no entanto, é quase sempre desconsiderada. E escrever sobre um profissional que admiro há décadas (bem, desde que nos conhecemos, nos anos 1990) e que é um mestre desse ofício: José Carlos Giner.

Recentemente, publicamos aqui o lançamento de um acessório de nome “damper acústico”, desenvolvido pelo Laboratório de Ensaios Acústicos Giner, cuja função é reduzir as vibrações em lajes e paredes, vibrações essas que são responsáveis por boa parte do desconforto acústico nas habitações. Você sabe, aquele ruído de música alta no apartamento vizinho, ou do motor ligado no andar de cima.

É quase inacreditável que um pequeno objeto como esse tenha capacidade de atenuar vibrações até em grandes edifícios, a um custo muito, muito mais baixo do que soluções similares importadas.

Mais um gol da equipe do engenheiro e professor Giner, cuja empresa já está no mercado há mais de 25 anos executando todo tipo de projeto: hotéis, escritórios, indústrias, estúdios de música e de TV, escolas, auditórios – confiram aqui. Também presta consultoria a empresas de vários segmentos, inclusive ministrando cursos que já formaram centenas de profissionais.

 

 

Além desse trabalho, Giner sempre foi um entusiasta da regulação técnica dos projetos, infelizmente tão desrespeitada no Brasil, atuando junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e outras entidades do setor. Agora mesmo, sua equipe apresentou em dois congressos internacionais, na Espanha e no Japão, o estudo “Machine Learning aplicado à análise de isolamento acústico em edificações residenciais”.

Dividido em duas partes (piso e divisórias), o trabalho se baseou em mais de 500 ensaios acústicos cujos resultados foram analisados com recursos de inteligência artificial. O objetivo era entender se o uso de “aprendizado de máquina” seria capaz de formular soluções padronizadas, ou seja, que pudessem ser adotadas em todo tipo de projeto. Bem, a resposta está nesta entrevista concedida por Barbara Fengler, coordenadora técnica da Giner, ao site do LinkedIn.

Vale a pena conferir. E aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *