Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de todos os grandes fabricantes. Desta vez, não estamos em Las Vegas, mas acompanhamos “de perto” tudo que acontece no evento, através de nossos sites parceiros internacionais.

Acordei hoje cedo com a notícia da vitória de nossa Fernanda Torres no Globo de Ouro (super merecido – não deixem de ver o filme), enquanto a caixa de mensagens ia pipocando notícias vindas da CES. Vamos tentar destrinchá-las aqui aos poucos. Nesta 2a feira, os principais fabricantes já fizeram prévias do que irão exibir em seus estandes e, como no ano passado, pode-se esperar mais um “campeonato” entre China e Coreia do Sul.

Claro, estou falando dos duelos tecnológicos e mercadológicos entre, de um lado, LG & Samsung e, de outro, TCL & Hisense. Esta última entrou timidamente no Brasil em 2024, mas não se enganem: chega para disputar a liderança; inclusive, acaba de contratar um alto executivo da Samsung. Vale a pena então ficar de olho no que essas quatro irão exibir em Las Vegas.

Da LG, as notícias que temos até agora são de uma escalada nos painéis OLED: além de novas e aprimoradas versões da série evo (agora como G5), parece que finalmente vai chegar ao mercado a OLED sem fio M5 (foto acima), exibida como protótipo no passado. No final de 2024, a LG lançou em alguns países também a OLED T (Transparent), que já vimos em alguns eventos (assistam ao vídeo) e que também deverá estar no seu estande.

Uma boa novidade é o acordo da LG com a Microsoft para integrar em suas TVs 2025 – em tamanhos que vão de 55″ a 97″ – o assistente virtual Copilot, movido a Inteligência Artificial. Outra é que a LG decidiu abrir a API da plataforma ThinQ, criando um “portal para desenvolvedores” que terão agora mais liberdade para criar apps e serviços para essas TVs. Talvez tenhamos mais detalhes sobre isso ao longo da semana.

Na mesma linha, a Samsung detalhou hoje (2a) o projeto de “integração total” entre seus dispositivos. Sonho de todos os fabricantes atualmente, esse ecossistema permitirá, por exemplo, que você comece a ver um filme (ou qualquer conteúdo) na TV e, ao sair de casa, continuar assistindo no smartphone ou tablet. É o que a Samsung está chamando de “Vision AI”. O usuário terá várias formas de personalizar suas telas, inclusive fazendo buscas (por voz, via IA Generativa) diretamente na TV.

Sobre as marcas chinesas, falaremos num dos próximos posts.

Como acontece todos os anos, estamos cobrindo a CES 2025 praticamente em tempo real pelo hometheater.com.br, onde a partir de hoje já temos vários conteúdos interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *