A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site de tecnologia Tom’s Guide), mas pode ser verificada diariamente nas ruas, praças e parques brasileiros. Por duas vezes já, Tammy sofreu acidentes devido ao uso de fone de ouvido com ANC. Sabem o que é? Isso mesmo: Cancelamento Ativo de Ruídos.

Nos últimos anos, talvez como forma de combater o stress, milhões de pessoas mundo afora adotaram essa novidade que visa… bem, bloquear os ruídos externos quando estamos ouvindo música. Muitos fabricantes alardeiam que seus fones executam essa tarefa com perfeição. E, de fato, você pode estar numa grande avenida, na praia ou num trem lotado que aquela parafernália toda de sons em altíssimo volume simplesmente deixa de existir na sua cabeça.

O segredo está num software instalado no chip que comanda o fone. Sua função é identificar os sons externos e produzir outros na mesma frequência, de modo que ambos se anulam dentro dos ouvidos. Com tanta gente usando, vai se descobrindo os perigos dessa maravilha tecnológica. Se o cancelamento for muito bom, você passa a ignorar tudo que acontece ao seu redor.

 

 

 

Na primeira vez, Tammy saiu de casa, numa rua tranquila, para caminhar depois do almoço. Concentrada na música que ouvia, foi atravessar uma esquina sem perceber que da outra rua vinha um carro que, felizmente, não estava em alta velocidade. Parou a centímetros da jovem que, além do susto, teve que ouvir ofensas do também assustado (e compreensivelmente irritado) motorista.

O segundo episódio foi mais sério ainda. Desta vez, Tammy não estava usando fone, mas foi atropelada por um ciclista que estava. Os dois foram parar no asfalto e ela, sem capacete, quase bateu a cabeça na guia, enquanto a bicicleta caiu do outro lado.

São acontecimentos muito comuns hoje em dia, e bons exemplos de como uma boa tecnologia acaba servindo para algo terrível, chegando a tirar a vida de pessoas. A lição que fica é: por mais que você goste de música e tenha um excelente fone de ouvido, nunca coloque esse hábito acima de sua segurança. Aprenda a usar corretamente seus fones, ou o prazer pode se transformar numa dura experiência.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *