
Pela primeira vez desde começaram a ser feitas pesquisas de audiência em plataformas de streaming, o Netflix não aparece como líder. O serviço que praticamente inventou esse mercado na década passada vem em 2o. lugar no ranking mais recente da consultoria alemã JustWatch, que monitora semanalmente os hábitos dos internautas brasileiros (e de mais duas dezenas de países).
Como mostra o gráfico acima, o market-share do Netflix, que era de 33% em 2020 e vem caindo gradativamente nos últimos cinco anos (como comentamos aqui em janeiro), ficou em 21% no segundo trimestre. A liderança agora é do Prime Video, com 22%. OK, a diferença é mínima, mas confirma uma tendência que captamos já há algum tempo (vejam este post).
O aumento da concorrência e as rígidas políticas da Netflix para com seus assinantes estão abrindo, talvez, uma nova fase no segmento de streaming. Com tanta oferta, é natural a fragmentação da audiência, que busca não apenas conteúdos relevantes, mas facilidade de acesso e preço justo.
Comparando esse último gráfico com os anteriores (este, por exemplo), nota-se que os percentuais das outras plataformas têm sofrido poucas alterações: Prime Video, Disney+, Max, Globoplay e Apple TV+ se mantêm, nessa ordem, como opções que os brasileiros vêm descobrindo e adotando. E, no fim do túnel, começam a se destacar Paramount+ (com 5%) e MUBI (3%).
Devem ser raros os brasileiros que conseguem assinar todos esses serviços (a despesa mensal seria hoje superior a R$ 150, considerando apenas os planos básicos de cada um). Portanto, a qualidade dos serviços prestados em cada plataforma torna-se fator decisivo na decisão dos consumidores.
Em tempo: a JustWatch pesquisa somente a audiência de filmes e séries. Se fossem levados em conta outros tipos de conteúdo (esportes, por exemplo), a classificação seria bem diferente. Esse, aliás, é outro fator que pode explicar a queda do Netflix, que só tem filmes e séries para oferecer enquanto os concorrentes (com exceção de Apple TV+ e MUBI), investem cada vez mais em esportes.

Orlando boa tarde, desde que neflix tirou o DOLBY VISION sem dar nenhuma explicação ao assinante eu cancelei netflix. No momento estou assinando a APPEL TV+ por que todo o conteúdo é em DOLBY VISION e ATMOS, conteúdo de qualidade.