
Desde sempre, o tópico mais comentado por nossos leitores é o de TVs. Marcas, modelos, novos recursos, instalação, qualidade de imagem etc. são temas de discussão e questionamento, além da eterna dúvida “qual é a melhor TV?”
E não falta assunto, como comprova a nova atualização do GUIA DE TVs 4K E 8K, que publicamos na semana passada e servirá de referência para o mercado até a época da Black Friday. Impressionante, por exemplo, como a IA tomou conta desse segmento, com quase todos os fabricantes recheando seus modelos de inovações baseadas em IA Generativa.
De fato, desde o ano passado já temos notado as melhorias no desempenho das TVs nos aspectos relacionados a ajustes de som e imagem. E isso, claro, tem a ver com IAG comandada por processadores cada vez mais avançados.
Algoritmos mais eficientes
Chama atenção, por exemplo, a precisão com que as novas TVs Samsung, LG e Hisense (ainda não avaliamos as TCL 2025) gerenciam os níveis de brilho conforme as mudanças na luz ambiente. Ou como melhorou a inteligibilidade dos diálogos nos filmes de ação, o que exige processamento à parte do canal central de áudio (este é amplificado nos momentos necessários), como nas novas QLED Samsung.
Tudo isso é feito através de algoritmos. Assim como, nas OLED LG C5 e G5, o algoritmo reconhece a voz de cada pessoa na casa e – identificado o seu perfil – oferece recomendações personalizadas. Quem gosta de games certamente será impactado pela reprodução nessas OLED, que trazem níveis de brilho inéditos nessa categoria de TV (mais detalhes aqui). Ainda aguardamos as OLED Samsung 2025 para fazer as devidas comparações.
Na nova edição do GUIA DE TVs 4K E 8K, que totaliza 186 modelos (85 lançados este ano), percebe-se algumas tendências interessantes. Cresce a participação das marcas chinesas, com TCL trazendo 24 modelos (embora apenas dois deste ano), Hisense com 12 e a “veterana” Toshiba com 6. Vale lembrar que essa não é “aquela” Toshiba, pois a célebre marca japonesa foi adquirida pela mesma Hisense em 2017 (vejam aqui); hoje, suas TVs são produzidas em Manaus pela Multi.
Três TVs de 100″ e cinco de 98″
Outro destaque está nas TVs MiniLED, que cresceram para 42 modelos (até agora), incluindo Neo QLED (Samsung), QNED (LG) e QD-MiniLED (TCL, Hisense e Philips). Mas ainda são superadas, em número, pelas QLED dessas mesmas marcas mais as da Philco-Britania. No total, são 52 TVs dessa categoria.
O maior volume, porém, continua sendo das LED convencionais (63), que embora menos recheadas de recursos podem agora ser encontradas até em 98 polegadas.
Falando em tamanho de telas, já temos 3 modelos de 100″: Philips (MiniLED), Hisense e Philco (QLED); mais 5 de 98″, 1 de 97″, 4 de 86″ e nada menos do que 13 de 85″. Somando todas de 75″ ou mais, são 56 opções para quem quiser um “telão” em casa.
A maior de todas (por enquanto) continua sendo a QD-MiniLED X955 MAX, da TCL, com incríveis 115 polegadas e que, graças a um preço sugerido de R$ 135 mil, só pode ser adquirida por encomenda.

Orlando, satisfação em falar com você.
Tenho acompanhado a avalanche das TVs TCL e Hisense no Brasil, onde já existem vídeos falando das falhas e defeitos das telas com pontos pretos, mostrando a inferioridade da qualidade dos seus produtos.
Quando se faz pesquisas na IA, mostra que as escolhas que proporciona qualidade dos produtos são Samsung e em segunda posição a LG, demonstrando segurança que proporciona confiança nas escolhas.
Mostra que volume e qualidade são coisas que ainda nos leva de um ponto A para um ponto B das escolhas.
Agradeço-lhe pela oportunidade!
Abraço.
Tem razão, Dinaldo. Em relação às TVs TCL, o que temos observado em testes é que ainda não chegaram ao mesmo nível de Samsung e LG. Mas estão evoluindo rapidamente. E estamos ansiosos para testar as Hisense. Reportaremos aqui. Abs