Após quatro meses de discussões, finalmente o governo federal decidiu atender a uma reivindicação das emissoras e liberou financiamento para a implantação da TV Digital 3.0. Será aberta uma linha de crédito inicial de US$ 500 milhões para que as emissoras adquiram os equipamentos necessários (transmissores, conversores, decoders, antenas etc.) e treinem seus técnicos no padrão DTV+.

Esse valor não cobre todo o investimento estimado pelo Fórum SBTVD, que coordenou os testes do novo padrão; o total necessário gira em torno de US$ 750 milhões. Mas há a expectativa de novos aportes futuros. O crédito inicial de US$ 500 milhões virá através de acordos com organismos internacionais, como BID e Bird, com aval do Tesouro.

O processo foi aprovado pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério do Planejamento e Orçamento. Agora, será enviado ao Senado, a quem cabe autorizar ou não a solicitação do financiamento. Em paralelo, estão sendo negociados créditos adicionais junto ao BNDES.

E, segundo o site Tela Viva, o Ministério das Comunicações avalia ainda utilizar “sobras” do que foi arrecadado durante o processo de transição de frequências de TV aberta para a rede de telefonia celular – mais detalhes aqui.

Emissoras não têm como bancar o desafio

Desde o ano passado, quando o Fórum definiu as características técnicas do DTV+, já estava claro que as emissoras não teriam condições (na verdade, nem interesse) de bancar esse desafio (vejam aqui). Executivos do setor afirmam que os custos da implantação da TV de Alta Definição, na década passada, não foram cobertos pelas receitas publicitárias. Ao contrário, nesse período as emissoras perderam audiência e receitas para as big techs (este post explica em detalhes).

Era inevitável, portanto, que o governo entrasse com dinheiro. Há, inclusive, uma determinação do Palácio do Planalto para que o caso seja tratado com urgência visando a estreia oficial da TV 3.0 na Copa do Mundo, que acontecerá em junho e julho de 2026. Como se vê, nada de novo: sendo ano eleitoral, e com o presidente buscando a reeleição, essa pode ser uma excelente vitrine.

 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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