
Dias atrás, comentamos sobre as novas TVs Samsung lançadas na CES de Las Vegas com o nome MicroRGB. E alertávamos que essa nomenclatura iria causar confusão (vejam aqui). Na sequência, abordamos as TVs SQD-MiniLED da TCL e as novas OLED da LG. Ficou faltando falar da Hisense, que hoje disputa com as outras três a preferência do consumidor brasileiro no segmento de telas grandes.
O nome escolhido pela marca chinesa foi RGB MiniLED. Depois de analisarmos a gigante 116UX que a Hisense colocou no mercado no final de 2025 (aqui, o vídeo), fiquei pensando sobre o que viria a seguir. E o que veio foi a 116UXS, um dos destaques da CES este ano. Ela utiliza um backlight similar à 116UX, do tipo RGB. Ou seja, os leds que iluminam o painel LCD não são brancos nem azuis, como nas TVs MiniLED convencionais, mas tricolores: emitem luzes vermelha, verde e azul.
Só que, no novo modelo, há uma quarta cor envolvida: ciano (cyan), que no espectro de cores está entre o verde e o azul. Segundo a Hisense, além de cobrir todo o campo do padrão BT.2020, referência mundial na reprodução de cores (conheça), esse quarto elemento de cor permite reduzir em até 80% a emissão de luz azul, considerada a mais prejudicial aos olhos.
Azul e verde, as cores problemáticas
Essa solução de quatro cores, em vez das três tradicionais, já foi tentada no passado pela japonesa Sharp (em vez de ciano, era amarelo), como reportamos aqui, mas não deu certo. Sabemos que azul e verde são cores particularmente problemáticas para reprodução em vídeo, devido à sensibilidade de nossos olhos e, no caso do azul, às próprias características físicas da luz nessa tonalidade.
Portanto, parece uma boa ideia apostar num “reforço” do ciano para obter cores mais puras e firmes. Segundo a Hisense, o novo painel proporciona maior precisão cromática por não depender de filtros brancos como os minileds convencionais. Além disso, nessa TV de 116 polegadas há mais zonas de dimerização local, com ganhos também no contraste.
No plano apresentado pela Hisense, essas inovações estarão disponíveis somente no modelo 116UXS, apelidado “evo”. Mas haverá modelos menores, de 55″ a 100″, seguindo o padrão da atual 116UX. A ideia é tornar essa tecnologia mais acessível, quem sabe já estrear antes da Copa do Mundo – que, por sinal, tem a Hisense como principal patrocinadora.
MicroRGB vs RGB MiniLED
Apenas a título de curiosidade, a foto abaixo – publicada pelo site TechRadar – mostra uma comparação entre a Hisense RGB Miniled UX e a Samsung MicroRGB, ambas de 85″, exibidas na IFA, de Berlim, em setembro último. Não dá para tirar conclusões precipitadas apenas com base numa foto, ainda mais que a demo aconteceu no estande da Samsung. Mas é bom ficar atento à competição entre as duas marcas este ano.

Num próximo post, falaremos da MicroLED Hisense, de incríveis 163 polegadas, também exibida na CES.
