Exatamente um ano trás, comentávamos sobre denúncia de um consumidor americano contra a TCL (vejam aqui). Lá, o caso rendeu processo que ainda não teve definição na Justiça. Mas, esta semana, um tribunal de Munique (Alemanha) decidiu contra a fabricante chinesa.

E o que os dois casos têm em comum? Ambos se referem ao uso indevido da tecnologia QLED. Se, nos EUA, a denúncia partiu de uma pessoa física, na Alemanha foi um concorrente (a Samsung) quem levou o caso à Justiça. Como se sabe, a coreana foi a primeira a lançar TVs com painel de pontos quânticos, ainda em 2017. Na época, obteve apoio das chinesas TCL e Hisense para formar a QD Alliance, consórcio que visava promover essa tecnologia.

A aliança desapareceu em 2020, quando a TCL decidiu lançar uma linha de TVs com a marca QLED, só que com outro tipo de painel. Não deu outra: a mistura de marcas causou confusão no mercado, chegando ao ápice em 2024, quando começaram a aparecer em fóruns da internet comentários nada simpáticos às marcas chinesas.

 

“Propaganda enganosa”?

Em abril do ano passado, a Samsung decidiu então processar a TCL na Alemanha, com base numa “lei de concorrência desleal”. Algumas TVs QLED da chinesa, alegava a coreana, não utilizam os verdadeiros painéis de pontos quânticos, configurando “propaganda enganosa”. Agora, a Justiça alemã deu ganho de causa à Samsung (ainda cabe recurso).

Segundo o site coreano The Elec, que cobre os bastidores da indústria eletrônica na Ásia, a corte alemã concluiu que o painel da TCL utiliza apenas uma “pequena quantidade” de pontos quânticos,  insuficiente para melhorar a reprodução de cores como os painéis verdadeiros.

A decisão se baseou em normas da IEC (International Electrotechnical Commission), que define QLED como “aplicação de uma película de pontos quânticos entre o painel LCD e o backlight”. A TCL refutou a acusação, mas por enquanto está proibida de continuar anunciando essas TVs como QLED.

 

 

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *