predictionsNa hora de “limpar” o computador, é mais ou menos como fuçar em gavetas antigas: acaba saindo cada coisa… Durante o Carnaval, me surpreendi ao encontrar, esquecidos, artigos e notícias que guardei pensando que um dia poderiam me servir. Claro, a maioria foi para a lixeira. Alguns textos, no entanto, dão o que pensar. Vejam esta peróla, que saiu no excelente site Tela Viva no dia 26 de abril de 2011: “‘IPTV não tem futuro’, sentencia Accenture”.

Era a opinião de um executivo dessa empresa, especialista em consultoria e estudos de mercado, falando num evento sobre Tecnologia de Redes. Disse ele, textualmente: “O IPTV não tem espaço no futuro. Na Accenture não aconselhamos nenhuma operadora a seguir este caminho, pois ele simplesmente não vingará.”

Não sei se agora, quase dois anos depois, o tal consultor mudou de ideia. Digo agora, quando nove entre dez empresas da área de tecnologia já lançaram, ou estão desenvolvendo, serviços híbridos de TV+internet, identificados genericamente pela sigla IPTV. Estarão todas elas jogando dinheiro fora, como o executivo então aconselhava a seus clientes?

Claro que não é justo generalizar? Mas, ao (re)ler essa notícia me lembrei de um velho amigo, grande empresário brasileiro, que dizia: “Comecei do nada e construí tudo com muito esforço. Além disso, pago ótimos salários a excelentes executivos, que ajudam a manter minha empresa crescendo, investindo e gerando empregos. Não posso aceitar que um consultor, ainda mais alguém que nunca dirigiu um negócio próprio, venha aqui me dizer como tenho que administrar o meu.”

Lembrei também da frase do grande físico dinamarquês Niels Bohr, Prêmio Nobel em 1922: “Fazer previsões é muito difícil, especialmente se for sobre o futuro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *