A coisa anda cada vez mais feia para os varejistas americanos especializados em eletrônicos. Após a quebra da Circuit City, outra rede importante – a Tweeter – pediu concordata. Agora, a BestBuy, a maior delas e até então acima de riscos, anuncia seu balanço do trimestre fiscal encerrado em novembro, com uma queda de 77% na rentabilidade: de um lucro em torno de US$ 228 milhões em 2007, a rede caiu para US$ 52 milhões este ano. Esses números são públicos, porque a BestBuy tem ações na Bolsa, cujo valor deve cair nas próximas semanas.

Ao mesmo tempo, a Circuit City está numa situação tão grave que não consegue nem passar à frente seus pontos. Estão sendo fechadas nada menos do que 154 lojas da rede (outras 150 já baixaram as portas), mas não aparecem interessados em pelo menos ficar com os prédios para abrir outro negócio. O grupo contava com isso para abater parte de sua monstruosa dívida, mas nem assim.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *