Mais uma gigante japonesa dá adeus ao segmento de TVs. Nesta quinta-feira, a Toshiba Corporation anunciou em Tóquio que está repassando sua operação na América do Norte ao grupo chinês Compal Electronics. Também está negociando para vender o uso de sua marca em outros países, ainda não definidos.

O Compal já atua no Brasil através da Compalead, que produz componentes em Jundiaí (SP). Mas a situação nos EUA é bem diferente da brasileira. Aqui, quem controla a marca é a Semp Toshiba – que, aliás, deve lançar em breve seu primeiro TV 4K. O problema é mesmo com os japoneses, que aparentemente querem se dedicar a segmentos mais rentáveis. Ao fazer o comunicado, o presidente da Toshiba, Keizo Maeda, anunciou que o grupo teve lucro de 10% no período abril-dezembro, mas que a divisão de TVs continua no prejuízo.

A Toshiba segue, assim, o caminho já adotado por suas rivais japonesas. Em outubro, a Panasonic transferiu parte de sua divisão de TVs (herdada da Sanyo) para o grupo chinês Funai. Pouco antes, a Sharp abriu mão do mercado europeu, vendido à UMC Slovakia. A Sony continua afirmando que não sai do mercado, mas transformou sua divisão de TVs numa unidade à parte do grupo.

Enfim, são as dores da violenta competição com coreanos e chineses que, cada vez mais, dominam esse setor da indústria.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Toshiba fora do mercado de TVs

  1. Mais um sinal da decadência desta marca que outrora era referência em tvs e hoje só produz aparelhos de segunda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *