queenCerca de 1.000 assinantes da NET puderam assistir, na semana passada, à primeira transmissão de um evento ao vivo em resolução 4K com áudio Dolby Atmos. A iniciativa, mais uma vez, partiu da Globosat, que adquiriu equipamentos 4K para a Copa do Mundo e desde então vem fazendo experiências nessa linha.

No caso do Rock in Rio, a transmissão exigiu um megaesforço. Um estúdio de mixagem com Dolby Atmos foi montado para receber, via rede de fibra óptica, o sinal enviado pelas equipes na Cidade do Rock. A ideia era levar os sinais de áudio e vídeo até a central da Globosat, na Barra da Tijuca, de onde foram transmitidos para alguns assinantes pré-selecionados. Além da parte técnica, foi necessário negociar com cada um dos artistas; entre os que concordaram em ter suas imagens registradas em 4K, Queen, Metallica e Paralamas.

Técnicos da Globosat e da Dolby acompanharam a transmissão utilizando um equipamento doméstico, com home theater 5.1 mais 4 caixas acústicas de teto, como se recomenda numa configuração Dolby Atmos. Carlos Watanabe, diretor da Dolby na América Latina, garante que foi a primeira experiência do gênero no mundo. O site Tela Viva dá mais detalhes.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *