Excelente matéria de Julio Wiziak na Folha de S.Paulo de hoje revela parte dos bastidores da disputa entre as operadoras latinoamericanas pelo iPhone. O anúncio feito ontem pela America Móvil (Claro), que comentamos aqui, parece ter sido pensando para ser visto como fato consumado, quando na verdade as negociações continuam.

claro.jpgA Telefonica, através da Vivo, teria recusado as exigências da Apple, que queria parte da receita com as ligações feitas via iPhone – coisa que nenhuma operadora ciosa do seu negócio poderia aceitar. Mas a Claro, pelo jeito, aceitou. E, com isso, viraria de cabeça para baixo o jogo do setor. Telefonica e America Móvil disputam palmo a palmo os assinantes latinoamericanos, mas é claro que os brasileiros respondem pelo filé desse mercado. E aqui já existem, diz a Folha, cerca de 300 mil iPhones desbloqueados em funcionamento!

A Apple quer uma parte desse filão, porque no acordo seria incluída a introdução no Brasil do serviço iTunes de venda de música. Supondo que cada música seja vendida a 2 reais (deve ser mais do que isso) e que cada usuário compre 10 músicas por mês, já existiria um mercado cativo de pelo menos R$ 600 milhões mensais, só com a venda de músicas (fora vídeos).

Se a Claro aceitar essa exigência, com certeza vai vender muito iPhone – mas pode também comprometer a rentabilidade do negócio. Em todo caso, a Telefonica ainda não desistiu. Vamos aguardar os próximos lances desse jogo.

Para os interessados, este é o link do texto da Folha.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *