Já está no ar a nova atualização do GUIA DE TVs 4K E 8K, um trabalho único na mídia brasileira, que pode e deve servir de consulta para todo mundo que pensa em trocar de TV. Desta vez, são nada menos do que 186 modelos analisados, de 9 marcas, incluindo 85 que foram lançados este ano; os demais são de 2024, mas continuam no mercado.

Sugiro a todos que façam uma visita ao Guia (aqui, o link), que traz tabelas comparativas organizadas por tipo de painel: LED, OLED, QLED, MiniLED e NanoCell.

Dois detalhes chamam a atenção quando analisamos as TVs lançadas em 2025. Um deles – que comentaremos em outro post – é a agressividade das marcas chinesas, TCL e Hisense, com preços bem abaixo da concorrência. O que não surpreende quem acompanha, por exemplo, o segmento de automóveis.

Outro aspecto que parece se consolidar entre os fabricantes de TVs é o apelo das certificações técnicas concedidas por laboratórios especializados ao redor do mundo. Ao firmar acordos com essas instituições, as marcas buscam um importante endosso técnico aos produtos, embora isso às vezes não seja percebido pelos consumidores.

Selos são referência de qualidade

Não se sabe ao certo como funcionam, na prática, esses processos de certificação. Existem grandes empresas, como Dolby, DTS e THX, que se consagraram fornecendo seus selos para produtos eletrônicos – e, claro, cobrando bons royalties por isso. Nesses casos, os selos valiam (e continuam valendo) como referência de qualidade.

Há uma enorme variedade de certificações adotadas pela indústria (UHD, Modo Cineasta, Dolby Vision e HDR, por exemplo). E é impossível afirmar que todas garantem ótimo desempenho das TVs. Mas, sem dúvida, são referências que devem ser consideradas na hora da compra. A seguir, destacamos as usadas nas TVs 2025:

TÜV Rheinland – Laboratório alemão que certifica TVs e monitores em aspectos como precisão das cores, proteção aos olhos (controle da luz azul) e ausência de cintilação.

Pantone – Empresa americana especializada no estudo das cores. TVs com essa validação passaram por testes de laboratório para verificação da reprodução correta da nitidez, intensidade e transição de tons.

VESA DisplayHDR – Concedida pela Video Electronics Standards Association, um consórcio que reúne diversos fabricantes, avalia TVs, monitores e projetores quanto aos níveis de brilho, contraste, gama de cores e tempo de resposta.

VESA ClearMR – Específica para verificar o desempenho da TV na reprodução de imagens em movimento.

Intertek – Essa é uma entidade baseada em Londres especializada nos parâmetros de reprodução de cores.

VDE – Instituto de pesquisas alemão que certifica aparelhos eletrônicos em parâmetros como eficiência energética e durabilidade dos componentes.

IMAX Enhanced – A empresa canadense, famosa por suas salas de cinema, também fornece certificações baseadas em softwares de áudio e vídeo. Nas TVs, o recurso só tem utilidade com conteúdos codificados com essa marca.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *