
Dias atrás, comentamos aqui sobre as TVs que chegaram ao mercado brasileiro neste meio de ano, e claro que não foi possível falar de todas as inovações. Num vídeo que publicamos semana passada (assistam), a LG detalha uma delas, chamada Primary RGB Tandem, que a empresa define como a 4a Geração do OLED (foto acima).
Em tradução livre, seria algo como “estrutura combinada das três cores primárias RGB”. O vídeo é interessante porque dá uma ideia visual dessa estrutura. mas não fica claro como a “mágica” acontece. Nos painéis OLED atuais, as cores primárias – vermelho, verde e azul – são processadas em camadas, sendo duas para a cor azul e a terceira combinando verde e vermelho. Nessa 4a Geração, a terceira camada é separada em duas, uma para cada cor, formando uma estrutura de 4 camadas.

Essa separação, diz a LG, é mais eficiente na reprodução das cores porque cada led orgânico emite a luz de forma independente, regulando a intensidade de cada cor. A fabricante coreana divulga luminosidade de 4.000 nits, um ganho de 33% sobre as TVs OLED de 3a Geração, lançadas no ano passado. Além disso, aumenta em 40% a chamada “luminosidade de cor” (color brightness), agora especificada em 2.100 nits, atingindo 99,5% do padrão DCI, que é a referência oficial em reprodução de cores para cinema. Outro ganho é que, mesmo ampliando os níveis de brilho, as TVs com essa estrutura são 20% mais eficientes no consumo de energia.
O resultado de tudo isso, claro, ainda precisa ser verificado na prática, quando pudermos avaliar essas TVs. A estrutura Tandem por enquanto só está presente na série OLED evo G5, que a LG começou a distribuir em julho a lojas selecionadas, em tamanhos de 55″, 65″ e uma incrível 97″ – agora a maior TV OLED do mercado (aqui, suas especificações).
Outra inovação dessa 4a Geração do OLED é uma tecnologia anti-reflexo que, segundo a LG, bloqueia 99% da luz ambiente. Isso melhora muito a reprodução das cores em ambientes claros – outro avanço a ser checado em futuros testes.
Falta agora saber o que a concorrente Samsung vai apresentar em sua linha QD-OLED 2025. Por enquanto, a empresa só colocou no mercado as novas QLED (confiram neste link). Tanto essas quanto as OLED da LG e as MiniLED da Hisense aparecem detalhadas – e podem ser comparadas – no nosso GUIA DE TVs 4K E 8K.
