A excelente colunista Débora Fortes, da Info, revela que a American Airlines iniciou o serviço de internet banda larga a bordo. Por enquanto, são 15 aviões Boeing 767-200 equipados com WiFi da operadora Aircell. O serviço é gratuito, mas logo passará a ser cobrado (12,95 dólares por vôo, valor que considero bem razoável, se o serviço realmente funcionar).
O sinal, diz Débora, é captado por três antenas externas instaladas no avião, que o recebem de 92 torres terrestres. A velocidade máxima é de 2Mbps por usuário, isto é, quanto mais gente usando, mais lento fica o serviço. Só não concordo com a colunista quando ela critica o fato de a companhia bloquear as ligações em VoIP, Skype etc. Como passageiro, ficaria extremamente incomodado de ter alguém do lado falando horas sem parar. E convenhamos que não seria fácil limitar horários para, digamos, 400 passageiros.
Que usem o Messenger, que foi feito exatamente para essas situações. E que outras companhias – inclusive no Brasil (será sonhar muito?) – sigam o exemplo.