Que o iPhone é um aparelho fantástico, acho que ninguém discorda. Mesmo aqueles que, como eu, não são fãs das telas touchscreen têm que reconhecer a genialidade de mais essa invenção da Apple. Mas cada vez fica mais claro que essa magia vai muito além do aparelho em si. Vejam estes números, atualizados em junho último, segundo o site iPhone Developers:

— Mais de 21 milhões de aparelhos vendidos;

— Mais de 1,5 bilhão de aplicativos baixados;

— Cerca de 300 mil desenvolvedores trabalhando “de graça” para a Apple.

iphone symphony3Pois é, o mapa da mina está no código aberto, que permite a qualquer pessoa desenvolver novas funções para o aparelho. Uma das últimas está neste vídeo, que vi no site do The New York Times: uma orquestra de câmera que, em vez de instrumentos musicais, utiliza… isso mesmo, iPhones. Foram estudantes da Universidade de Stanford (sempre eles) que, sob orientação do professor Ge Wang (foto), criaram luvas especiais para essa finalidade. Ligadas a alto-falantes, as luvas emitem sons quando são passadas sobre a tela do iPhone. Não liguem para a qualidade da música propriamente dita – isso não vem ao caso. O incrível é terem descoberto mais essa aplicação para a genial criação de Steve Jobs.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *