É até enfadonho ficar comentando, mas cada entrevista do ministro Helio Costa deveria ser seguida de uma errata, tal a quantidade de absurdos que esse homem diz.
 
A última, nesta 3a. feira (leia aqui), chega a dar saudades daquele outro ministro que dizia que “cachorro também é humano” e coisas do tipo. Ao anunciar a consignação dos canais de TV Digital para o Rio de Janeiro, Costa prometeu que as transmissões lá começam em abril. Até aí, tudo bem: o prazo inicial era janeiro, mas atrasos desse tipo até que são compreensíveis. O problema foi o complemento: “Tenho certeza que teremos conversores por R$ 200, já com interatividade”, disse o sr. ministro.
 
Ora, qualquer pessoa minimamente informada sabe que isso é pura demagogia. Pelo menos até o segundo semestre, não teremos no Brasil conversores a R$ 200, muito menos os modelos completos, que permitam a interatividade. Nem mesmo os conversores portáteis, para uso com notebook, custam isso!!!
 
Continuando seu desfile de abobrinhas, o ministro disse aos jornalistas que foram vendidos até agora em São Paulo 700 mil conversores e 12 mil televisores com conversor embutido. Incrível como alguém consegue chutar números com essa tranquilidade. Primeiro, não há estatísticas a respeito, pelo bom motivo de que nenhum fabricante divulga seus números de venda. Segundo, nem mesmo juntando a capacidade de produção de todos os fabricantes, chegaríamos a 700 mil conversores – até porque trata-se de um produto novo e que ainda está sendo testado pelo mercado. Nem a Casas Bahia, com todas as suas lojas, conseguiria vender tudo isso…
 
É por essas e outras que o consumidor brasileiro não entende essa tal de HDTV, como diz este texto.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Demagogia tem limite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *