Enquanto a Google anunciava em San Francisco, nesta quinta-feira, sua entrada oficial no segmento de televisão (veja como), em Tóquio a Sony divulgava comunicado sobre o lançamento de seu primeiro “Internet TV”. Na verdade, trata-se da mesma coisa: as duas empresas firmaram acordo para trabalhar juntas no projeto chamado “Google TV”, que tem ainda como parceiras a Intel, fornecedora dos chips Atom para os novos aparelhos, e a Logitech, cujo conversor (set-top-box) fará a interface na casa do usuário.
A idéia é transferir para a tela do TV todos os recursos oferecidos hoje pelo Google no computador. Aplicativos como Google Maps, Google Docs, Picasa e Gmail poderão ser acessados nos TVs Sony Bravia, acoplados à caixinha Logitech que funcionará como modem e central de busca para os conteúdos do Google e tudo que o usuário tiver armazenado em sua rede doméstica. O set-top da Logitech será ainda um PVR (Personal Video Recorder), permitindo gravar programas da TV e salvá-los em sua memória. A Google quer que tudo isso seja tão simples e intuitivo quanto é hoje fazer buscas em seu site. Segundo executivos da empresa, as tentativas anteriores de unir PC e TV não deram certo porque seus idealizadores (leia-se: Apple e Microsoft) criaram sistemas fechados, o que, dizem, não acontecerá agora. Com uma plataforma aberta, a Google pensa transformar sua TV numa máquina de fazer dinheiro – via publicidade – tão ou mais forte quanto a atual.
Segundo a agência Reuters, o evento de lançamento, em San Francisco, foi recheado de piadinhas sobre as duas maiores concorrentes da Google. Convidaram até um executivo da Adobe ao evento, elogiando o software Flash tão detonado por Steve Jobs. Mas houve também constrangimentos. Técnicos da Google não conseguiam fazer o equipamento funcionar para demonstrar aos jornalistas e tiveram que pedir que eles desligassem seus celulares, “para evitar interferências” no controle remoto dos TVs. Não foi um bom começo. Vamos ver quando os produtos realmente estiverem no mercado.