São Paulo e Rio são as duas primeiras cidades a receber hot-spots da Net. A operadora criou uma estratégia interessante para explorar sua extensa rede de fibra óptica, hoje espalhada por centenas de cidades. O esquema baseia-se num pequeno roteador WiFi instalado no poste onde já estão o cabo e demais acessórios que atendem aos assinantes das proximidades. Um roteador desses permite levar o sinal, sem fio, para dezenas de casas ao mesmo tempo. Mas a estratégia é cobrir locais como bares, restaurantes e lojas de grande movimento – que, aliás, nem precisam autorizar o serviço. Como este é gratuito, a Net pensa em oferecê-lo como uma espécie de cortesia ao assinante – sim, você precisa ser assinante Virtua para usá-lo e, ao entrar no hot-spot, identificar-se com nome de usuário e senha. Segundo o site Pay-TV, já são mais de 500 hot-spots desse tipo instalados apenas em São Paulo.

Ainda não conversei com a Net a respeito, mas sei que a operadora – assim como sua maior concorrente, a Sky – trabalha sério para expandir seus serviços. O video-on-demand Now já está disponível em seis capitais (SP, RJ, BH, Porto Alegre, Curitiba e Brasilia) e pode se transformar num sucesso até mais rápido que a Netflix. Enquanto esta dependerá da banda larga disponível na casa do assinante, os conteúdos do Now chegam pela própria rede de cabo, como mais um canal HD. É de se esperar, portanto, que tanto a qualidade do sinal quanto sua estabilidade sejam perfeitas.

Leio ainda no Pay-TV que a Net está testando um serviço de streaming do tipo “TV Everywhere”, pelo qual o assinante pode acessar os canais não apenas em seu televisor de casa, mas em qualquer dispositivo que capte a internet, inclusive tablets e smartphones. A Globosat trabalha em algo semelhante, como já comentamos aqui. Em agosto, durante a feira e congresso da ABTA, deveremos saber mais detalhes a respeito.

 

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