Devido à coincidência de datas, não pude ir este ano à CEDIA Expo, principal evento voltado aos profissionais de home theater e sistemas eletrônicos residenciais dos EUA. Parece que foi interessante. Repassando o material enviado pelos expositores, me chamou a atenção o lançamento do primeiro projetor de uso doméstico com resolução 4K. Ao contrário do que fez na IFA, a Sony exibiu esse produto com grande destaque na CEDIA, o que significa que pretende lançá-lo primeiramente no mercado americano.

Vi na IFA uma demonstração no estande da Sharp com TVs desse tipo, mas o fabricante deixou claro que tão cedo esses produtos não chegarão ao mercado. Já o projetor da Sony – modelo VPL-VW1000ES, baseado na tecnologia SXRD – deve estar à venda em breve, pelo menos nos EUA. Chamados genericamente de 4K, esses aparelhos oferecem o dobro da resolução proporcionada pelo Blu-ray: 4096 x 2160 pixels. Muitos deles já equipam cinemas brasileiros, mas são gigantescos e exigem um grande aparato na instalação; sua versão doméstica (foto) tem visual semelhante ao dos projetores de médio porte, não portáteis, já conhecidos – a Sony ainda não divulgou as especificações nem o preço; sabe-se apenas que consegue projetar imagens em 3D de até 200 polegadas.

Na verdade, este não é exatamente o primeiro do gênero. Em abril, a Sony colocou em algumas de suas lojas nos EUA o VPL-HW30AES, com preço sugerido de US$ 3.699. A diferença é que o 1000ES é capaz de fazer a conversão de conteúdos 2D para 3D, o que o torna muito mais atraente. Importante: projetores 3D como esse exigem o uso de um adaptador sem fio para enviar o sinal aos óculos ativos. Segundo a Sony, o modelo exibido na CEDIA tem ainda a vantagem de poder ser controlado via rede e até mesmo pela internet.

Claro, não é um produto para qualquer sala, nem para qualquer usuário. Mas 4K é, dentro das tecnologias disponíveis hoje, o mais próximo que se consegue da perfeição em matéria de imagem.

3 thoughts on “Chegou a era do 4K

  1. Caro Orlando,

    Interessantíssima a notícia! Já assisti algumas demonstrações de 4k, mas, neste caso que o produto é lançando comercialmente, qual seria a proposta de fonte 4k para alimentá-lo?

    Na carona desta notícia, ontem saíram algum detalhes sobre os novos processadores Intel para 2012, a família Ivy Bridge (a atual é a Sandy Bridge), que vai gerar imagens 4k nativamente.

    http://www.engadget.com/2011/09/19/intel-ivy-bridge-gpu-to-support-4k-resolutions/

    Abraços

    Julio Cohen

  2. Isso mesmo, Julio. Agora, deve começar a corrida dos produtores para gerar conteúdo em 4K, coisa que hoje praticamente não existe. Não deve ser pra já, mas é o futuro. Abs. orlando

  3. Julio e Orlando
    o lançamento deste projetor, não teria como foco a projeção em 3D em Full Hd, uma vez que a imagem é dividida em duas com resolução de 1920 X 1080.
    Assim sendo a Sony não estaria focando no momento midias em 4K, mas sim em estimular o crescimento do 3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *