Este Natal era para ser uma festa dos fabricantes e revendedores de notebooks. Tudo indicava isso. Mas pode não ser bem assim. Pelo menos, não no mercado americano – o maior do mundo. Segundo a revista Business Week, será o “Natal dos netbooks”, os notebooks compactos, mais baratos e mais simples de transportar e operar, que estão roubando boa parte do mercado de seus primos maiores, como diz a revista.

Os números não deixam dúvida: em 2007, foram vendidos 182 mil desses pequenos computadores em todo o mundo, segundo o IDC. Para 2008, a previsão é chegar a dezembro com um total de 11 milhões!!! A crise econômica, por sinal, está colaborando: os netbooks chegam a custar a metade dos notebooks, considerando equipamentos de características semelhantes, e 10% dos consumidores já fizeram sua migração.

Essa notícia não é boa para os fabricantes em geral. Como todo produto de baixo custo, a venda de netbooks é menos lucrativa. Diz a Business Week que, numa reunião recente, o diretor financeiro da Microsoft, Chris Liddell, queixou-se do problema. Netbooks têm baixa capacidade para, por exemplo, funcionar com Windows Vista. Problema também para os fabricantes de chips, como Intel e AMD, pois esses aparelhos utilizam processadores baratos. Todos devem estar se perguntando: como ganhar dinheiro com os netbooks?

Mais uma vez, o tal de mercado pode colocar a indústria contra a parede.

Para quem quiser saber mais a respeito, este link é uma boa referência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *