Aos poucos, a mudança de padrão elétrico proposta pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – que teoricamente entrou em vigor no primeiro dia do ano – vai ganhando ares de novela. E pior: com cenas típicas do velho jeitinho brasileiro! Já começam a surgir contestações à medida, o que era mesmo de se esperar. Esta semana, o Ministério Público do Paraná abriu ação civil pública contra a União, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a própria ABNT, pedindo que todo o processo de implantação dos novos plugues e tomadas seja interrompido.

Os argumentos são aqueles que a maior parte dos especialistas (e nós aqui também) têm detalhado: não há razão plausível para o Brasil adotar um padrão único no mundo, exigindo gastos e dores de cabeça de toda a população; e não houve – como seria elementar – uma campanha de esclarecimento adequada sobre a mudança, ainda que esta venha sendo preparada desde 2002. Embora o Inmetro argumente que “toda a indústria” pedia o novo padrão, é difícil encontrar alguém, entre os fabricantes, que concorde com ele. Temos procurado insistentemente vários deles, e a resposta é sempre a mesma: vamos nos adaptar à legislação. Em off, a maioria admite que nem sabe como fazer isso e não foi consultada a respeito.

No dia-a-dia, a solução encontrada pela maioria dos usuários é usar um adaptador (como o da foto), provavelmente um dos acessórios mais procurados no comércio atualmente. Existem dois tipos: um para quem tem a tomada antiga e precisa instalar um aparelho com plugue novo, e outro para quem já trocou de tomada mas não seus aparelhos. Outro dia, ouvi entrevista de um diretor do Inmetro com esta pérola de argumento: o Brasil não poderia ter adotado, por exemplo, o padrão americano ou o alemão (este considerado o melhor do mundo) porque isso significaria “dependência tecnológica”. Parece discurso de político comunista contra o “capitalismo selvagem”, coisa típica dos anos 60. É esse tipo de gente que dirige os órgãos técnicos no Brasil? (a entrevista pode ser ouvida aqui).

Ao que eu saiba, ninguém se lembrou de consultar, por exemplo, os consumidores – embora o tal diretor relate que já houve “milhares de acidentes, inclusive com mortes” devido aos plugues e tomadas atuais. Nem, muito menos, os importadores de equipamentos eletrônicos, cuja única saída, aparentemente, é oferecer aos seus clientes, talvez como brinde, o tal adaptador.

E vejam que situação surreal: em minha última viagem, comprei um adaptador elétrico universal, que pode ser usado em qualquer tipo de tomada. Só não posso usá-lo em meu próprio país.

51 thoughts on “A novela do novo plugue elétrico

  1. Eu sempre tive o maior respeito pelo IMETRO (têm feito bons trabalhos de nomalização), mas os representantes que participaram dos debates para formular esta norma, a meu ver não tiveram um mínimo de bom senso, e de consideração com todos nós.
    Para mudar um padrão já estabelecido, é indispensável que hajam justificativas muito fortes, o que não há (Há milhões de tomadas instaladas).
    A meu ver, a população (inclusive eu) não vai mudar de tomada (no nosso país a maioria tem baixo poder aquisivo, e não vai arcar com custos de troca de tomadas que estão funcionando). O que vai ocorrer é a utilização de adaptadores para os novos aparelhos aumentando a insegurança, se é que existe!! (isto para não perder a garantia, caso contrário trocaria-se o pino macho do aparelho comprado em camelos, já que as lojas estão proibidas de vender).
    Quero observar também, que poderia-se melhorar a segurança dos pinos, apenas utilizando-se o isolamento da parte inicial destes, como já existente em alguns aparelhos.

  2. Nossa, Orlando! Isso tudo é um absurdo!!! Como pode haver tamanho descompasso entre autoridades públicas e tecnologia no mundo. Esta, a tecnologia, não pode ser submetida ao bel-prazer de pessoas que não têm um mínimo de bom senso. Que os políticos no Brasil são uma porcaria só, isso todos nós já sabemos. Mas querer implantar no país tomadas que vão na contramão de tudo e de todos, é uma imbecilidade que não tem fim.

  3. Ola,
    Alguem deve estar ganhando alguma coisa com essa mudanca, caso contrario porque criar um padrao fora do padrao??????????

  4. A grande justificativa para implantação desse padrão segundo o imetro era o baixo relevo para servir de proteção,porém o que se vê é o adaptador sem este item.Um absurdo.Estes caras são uns tarados mentais,nunca foram audiófilos ,nem videófilos Hi-end.Só falta saírem dizendo que nunca na história deste país fizeram uma tomada como esta.

  5. Forçar a implantação destes plugs e tomadas inventadas neste país tupiniquim é algo muito parecido com o sistema de TV Pal-M que só o Brasil e o Sri Lanka adotaram….Quem não se recorda nos anos 80, a famigerada “transcodificação” de gravadores de fita VHS que eram “importabandeados” aos milhares e vinham com sistema de cor NTSC e aqui, faziam as delícias das oficinas de eletrônica que cobravam os tubos por uma transcodificação. Mas a memória é curta…Nossas “otoridades” mais uma vez embarcam numa canoa furadíssima….Quem serão os grandes beneficiados com essa obrigatoriedade? O consumidor? Pobre coitado…Quem vai faturar uma grana pretíssima será a indústria de material elétrico que funcionará a pleno vapor em 2010 para atender a demanda. Mas, sinto cheiro de podridão no ar…Não lhes parecem no mínimomuito estranho que esta obrigatoriedade dos novos plugs/tomadas coincidentemente comece no primeiro mês de um ano de eleição presidencial???? Alguém já pensou nisso? Quanto a indústria elétrica vai transferir aos cofres do partido da situação por esta insanidade? Há algo de podre no reino da Dinamarca, ou melhor dizendo, na terra dos plugs incompatíveis…

  6. OLÁ ORLANDO, A QUESTÃO DA NOVA NORMA É ATÉ ACEITÁVEL, UMA VEZ QUE CADA PAÍS TEM SEU PRÓPRIO PADÃO (EMBORA EU MESMO DEFENDA UM PADRÃO UNIVERSAL), MAS O QUE NÃO É ACEITÁVEL É A IMPOSIÇÃO (PARECE ATÉ UMA DITADURA, NÉ?)ATRELADA A ESSA NORMA ONDE OS PADRÕES ANTERIORES/EXTERIORES SÃO PROIBIDOS. ACHO ABSURDO PROIBIR A FABRICAÇÃO E VENDA DE PADRÕES UNIVERSAIS COMO TINHAMOS ANTES.

  7. Pessas com opiniões do tipo dessa do “diretor do Inmetro” são aquelas mesmas que na década de 70 resolveram criar um padrão brasileiro para as cores na tv,o PAL-M,utilizado somente pelo Brasil e que criou a situação,para dizer o mínimo,ridícula de termos as transmissões televisivas nesse sistema e todo o restante(videocassete,etc)usando o NTSC,com o clássico conversor(equivalente ao adaptador das novas tomadas).Isso é o Brasil!

  8. Concordo que a adoção do “novo” padrão de plugs e tomadas tenha sido um tiro no escuro e até agora todos os argumentos utilizados pelos órgãos “competentes” e seus dirigentes não justificam essa mudança. Entretando não entendi a colocação Sr José Olimpio: o que tem a ver ser audiófilo ou videófilo com a definição do padrão de tomadas que será empregado para toda uma nação? Sem querer ser polemico, mas acho que isso seria o último (ou um tos últimos) argumentos a serem explorados…

    Abraços

    Alessandro Dalla

  9. Escutei os 9 minutos de entrevista do Sr. Alfredo Lobo – Diretor de Qualidade do INMETRO, e óbvio que o cara resolveu enrolar principalmente quando falou das “milhares de mortes” e os “40 mil incêndios causados pela antiga tomada”. Tenho curiosidade em saber se esse Senhor é cargo de confiança ou esta lá por mérito do seu profundo saber tecnológico!!!!???

    Envio aqui o link do MP sobre o assunto, ( esta no meio da página, com o título: MP entra com ação contra norma da ABNT) com uma parte dos comentários do Sr. procurador da República, Sérgio Cruz Arenhart.

    http://www.mp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1784

  10. Com certeza estamos caminhando silenciosamente para uma ditadura, não a velha ditadura conhecida por todos, mas uma ssilenciosa que começa silenciosamente nos bastidores dos mais diversos orgãos do governo (lembram das novelas TV Digital e Internet banda larga???) se bobearmos vamos ter um muro tecnologico no país, visando forçar a população a obter apenas produtos produzidos aqui, por um lado é bom, por outro deixa o desenvolvimento tecnologico da nação estagnado.

  11. Há uns anos atrás , fiz uma instalação nova na entrada de energia da minha casa , inclusive uma especial para meu home , hoje se eu mudar as tomadas , irei perder toda a qualidade que investi na minha obra , pos ela é toda hi-end , projetada por um técnico . é um absurdo , o povo e todos os interesados deveriam ser consultados…… deculpe mas , geralmente estes cargos são cabides políticos e não por competência tecnológica .

  12. Alguém tem dúvida de que algum político saiu ganhando com toda essa novela?

  13. Aqui na Empresa estou tendo que comprar adaptadores para todas as tomadas novas pois não vou mexer nos plugs dos aparelhos. Padronizar o Plug com o padrão Brasileiro até vai, mas o que não me entra na cabeça é porque as tomadas não foram feitas para todos os tipos de padrão incluindo o Brasileiro assim quando eu comprasse algum produto importado não precisaria desses adptadores que geram mais insegurança ainda.

  14. Porque eles não se preocupam com a qualidade do material elétrico que está sendo vendido por ai, independente do padrão usado? Fabricantes estampam o selo do Inmetro em produtos de baixa qualidade e há, ainda, o mal uso, as instalações precárias, o uso de adaptadores e tomadas duplas, triplas (os “benjamins”)… colocar acidentes causados por estes motivos na mesma conta é irresponsabilidade.

    Toda esta história da novela das tomadas é a cara do atual governo: falta planejamento, os “representantes da sociedade” ouvidos estão longe de representar alguém e, há, ainda, o lado ufanista que quer porque quer criar algo novo, nacional, que vá ser exportado, enquanto já temos dezenas de padrões ao redor do mundo e dois padrões praticamente “de facto”, o europeu (- Inglaterra) e o americano. Lamentável.

  15. Isso sem falar no investimento da indústria de entretenimento que em número de tomadas por utilização é muito maior que o mercado residencial. É preciso rever isto tudo antes que seja um prejuizo como foi na época do Pal-M. As fábrica não tinham mesa de corte e gravadores em Pal-M. Foi um fiasco. tiveram que alterar a norma em nome do progresso.

  16. Caro Orlando , isto esta me lembrando das tomadas de telefone adotadas pelo Brasil na década de 70 .Quem tivesse aquela super bem bolada tomada americana , pequena ,funcional e facil de fazer , tinha que adaptar àquelas horrorosas tomadas quadadonas que era o padrão aqui.Assim com ignorei naquela época no caso dos telefones, vou continuar ignorando o surgimento destas novas tomadas . Um abraço , Paulo Pinto.

  17. Considero este novo padrão de tomadas do INMETRO o PI, “Padrão Imbecil”. Que o INMETRO, recheado de comunistas fossilizados, queira implantar um novo padrão, ainda vá lá. Mas, obrigar a população a adaptar ou substituir mais de 100 milhões de tomadas instaladas no país, chega às raias do irracional, da demência, da imbecilidade!!! Considere-se que todas as tomadas fabricadas até o dia 31 de dezembro neste país, sejam de pinos redondos, sejam de pinos chatos eram certificadas pelo INMETRO. Quer dizer que tudo que era legal e certificado até o ano de 2009 virou ilegal em 2010? Que os comunistas do IMMETRO implantem uma nova norma, tudo bem, mas queremos a liberdade para continuar decidindo o que comprar e escolher o melhor para nossas aplicações e equipamentos elétricos. Ainda penso que estamos em uma democracia, ou estou errado? Sou engenheiro eletricista com 40 anos de experiência e nunca ouvi ou vi um caso de morte na tomada!!!

  18. Continuando o meu post. Vejam pela foto acima que o adaptador é desprotegido nos pinos. Então, o principal argumento do INMETRO para implantação do recesso em forma de losango não se aplica ao adaptador? Vejam que absurdo, o adaptador do INMETRO também é ilegal! Só mesmo neste país isto acontece. Como disse um colega acima, estamos caminhando celeremente para uma ditadura totalitária. Exemplos na América Latina não faltam!

  19. Os ministérios públicos dos outros estados bem que poderiam seguir o exemplo do paraná e também rejeitar esse projeto tão patético. Com certeza não estão informando a população sobre a mudança pra todo mundo ser pego de surpresa ou aposto que teria muito mais gente retaliando essa bobagem. Além do que isso demonstra que o inmetro está regredindo e pode ser até ridicularizado perante órgãos técnicos técnicos internacionais. Imagina só isso no New York Times haha

  20. Sem querer defender a ABNT ou desmerecer o trabalho do Orlando, gostaria de constestá-lo quando diz que não houve divulgação, pois me lembro muito bem de que foi veiculada na TV e mídia impressa uma campanha falando no novo padrão no início de 2009. Além disso, o padrão não é único no mundo, pois foi copiado do padrão Sueco, adotado em grande parte da Europa já há muitos anos.

  21. NÃO VOU MUITO LONGE… BASTA APENAS LER O ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO DE ORLANDO BARROZO, PRA FICAR MAIS UMA VEZ “INDIGNADO” COM ESTE PAÍS!!!

  22. Este padrão não é uma invensão brasileira, ele é utilizado no Haiti, El Salvador e curiosamente na Suíça.

  23. … por acaso alguém lembra daqueles kits de primeiro socorro? Muita gente ganhou dinheiro com aquela palhaçada e no final das contas não deu em nada! Parece que eu já vi esta história.

  24. Prezados,

    Gostaria de saber pq. um instituição tão séria faz a gente engolir güela abaixo este tipo de produto que não existe em nenhum lugar do mundo?
    Sabemos que existem sistemas muito melhor que eseste inventado por alguém que fica atrás de uma escrivaninha com “bastante tempo” para inventar tais produtos milagrosos.. só falta ter propaganda com os dizeres ” e não é só isso… na compra de uma tomada vc ainda ganha: um certificado de garantia e 12 facas guinzo!!!” Ninguém merece!!!

  25. Esta é só mas uma trapalhada de algum Burrocrático, que sem o menor preparo para cumprir suas funções, talvez seja apadrinhado de algum partido pode fazer tamanha confusão. Ao invés de adaptarmos ao mundo, o mundo tem que se adptar a nós.
    Neste grande negócio quem vai ganhar são as fabricas de adaptadores e gerar mas insegurança do que temos hoje.
    Sempre tive um grande conceito da INMETRO…mas esta norma é um absurdo.

  26. Pessoal,
    Acho ótima a idéia do novo plugue. Podemos até não concordar com a forma como vem sendo adotada, mas estamos falando de uma tomada muito mais segura. Qq mudança traz suas consequências, conforme já relatado aqui. Não há padrão mundial, mas o proposto pela ABNT não é ruim.
    Apenas com o tempo teremos como substituir tudo,aos poucos. Vejo que esta é uma polêmica infundada. É ir trocando…
    Um abraço,

  27. Eu acho que tudo isso é criação de quem não tem muito o que fazer, deveriam sim exigir das indústrias qualidade e segurança dos produtos,e já começou a fazer gente perder tempo, gastos, pois minha filha comprou um notebook, que já veio com plug de 3 pinos, portanto já tive que comprar o tal de adaptador que não tem culpa e quebra um galhão, mas tudo isso seria desnecessário para milhões de pessoas, quanto ao comentário acima sobre audiófilo videófilo o sr. Domingos, quis dizer que ao se usar adaptadores principalmente de má qualidade, realmente passa a interferir no desempenho dos aparelhos, inclusive causar curtos.

  28. O que eu não entendo é porque se fala tanto em convergência, padrões, normas técnicas e bla… bla… bla… bla… Ao meu ver, isso é mais um glope para arrancar nosso dinheiro como proficional especializado em projetos e montagem de Home Theater, a nova tomadinha é muito ruimmm…Vc. tem dificuldade de identificar a possição do neutro e do terra e a tomada da parede só é mais protegida se estiver em uso pois ela estando desocupada não tem trava e a norma não exige que as casas usem dijuntores DR, continuando a ser um prato feito para as crianças bulisosas, o fato é que haviam outras coisas mais importantes para serem padronizadas ou o novo padrão poderia adimitir o encaiche universal (os contatos dos pinos chatos sendo um maior que o outro que diferencia a fase do neutro e dois orificios para o terra o atualmente usado e o que eles queriam). Realmente não tinha nada que meixer…

  29. Eu não sou contra a normatização dos plugs, normatizar é bom ate por que era uma baderna de plugs e de tomadas, aqui em casa eu sai contando, têm mais de 3 tipos diferentes de plugs, e aqui não tem nenhum equipamento com mais de 10 anos!!!
    Em um país que se diga organizado, tudo é normatizado!! mas ao se impor um modelo, que no caso pode até ser bom, mas que tem que ser mudado OBRIGATÓRIAMENTE, parece que “alguêm” virou acionista de empresa de material elétrico! Um absurdo pensar que as empresas de eletronicos vão se instalar aqui , só por causa de uma tomada que só funciona aqui!!

    Seria muito mais facil, como alguem comentou acima! obrigar a normatizar os plugs, com o encapamento da parte inicial destes, com ou sem aterramento e pronto!! as tomadas deveriam ser sim universais, somos um país turístico, iremos receber a copa e as olimpíadas! Um turista que chegar aqui vai ter que ir a armazéns comprar adaptadores?? absurdo! Alêm do que, quem quiser adquirir um equipamento fora vai ter que cortar os cabos originais??!!! ou usar adaptares!! olha o choque elétrico!!
    Vai acabar caindo em desuso essa norma, como tantas outras que há por ai!!!

  30. Claudio,

    Obrigado pela informação. Bem que notei várias tomadas de aparelhos europeus com o mesmíssimo design dos novos plugs brasileiros.

    Abs

    Julio Cohen

  31. Sem querer ofender, mas….

    David, quem é “proficional” especializado em projetos de HT deveria estar familiarizado com normas, em especial a NBR-5410 (inclusive para garantir a integridade física de seus clientes).

    A ABNT que você criticou, na NBR-5410 preconiza o uso do DR, sim.

    Mas veja, o DR não é um dispositivo milagroso, antes é uma proteção adicional – obrigatoria em diversos casos (5.1.3.2.2), somando-se às proteções básica (isolação, invólucros) e supletiva (ligação a condutor de equipotencialidade, ou seja, aterramento).

    Neste e em outro foruns está se discutindo com paixão um problema que é meramente técnico (a adesão do Brasil a uma norma IEC).

    É como discutir sobre o melhor tratamento para a pneumonia, sem sequer ter conhecimentos básicos de fisiologia…

  32. Alguns comentários adicionais:

    – a decisão de se adotar um padrão baseado na norma IEC-60906-1 se deu em março de 1993 (ou “seje” a decisão já está quase “di maior”… se alguma indústria não participou da discussão foi porque não quis participar do comitê da ABNT).

    – a “nova” NBR-14136 foi publicada em 2002 (realmente, 8 anos é pouco tempo para o mercado se preparar…).

    – ano passado houve uma ampla divulgação do “novo” padrão (mas ninguém vê TV, não é mesmo…).

    – há vários anos, quase todos os aparelhos vêm com plugs NBR-14136 de dois pinos (será que ninguém notou que os plugs estavam hexagonais?)

    Ou seja, a adoção de um padrão baseado no IEC não foi decisão do atual governo, é uma decisão do aparato do ESTADO (é melhor não misturar política e técnica ou paixão e técnica: a técnica sempre dança…).

    Acho que podemos atribuir esta confusão toda à nossas manias (de pessoas físicas e jurídicas…): deixar tudo para a última hora (estes manifestos não deveriam ter sido feitos há mais tempo?) e jogar a culpa de nossa omissão nos outros (é mais fácil, né).

  33. Criticar o trabalhos de pessoas competentes como os integrantes da ABNT e o INMETRO, parece mais é “pirraça” de fabricantes que só pensam em MAXIMIZAR o seu lucro com utilização de materiais de baixa qualidade.
    Gostaria de propor aos senhores que contestam o novo padrão de pulgues e tomadas a seguinte experiência:
    Saiam do banho descalços e molhados, retirem um plugue (padrão antigo, sem isolação parcial dos pinos) de uma tomada convencional (sem o sulco), a área de contato elétrico exposta é muito maior.
    Como não quero que ninguém seja morto por eletrocussão, desliguem a chave geral antes do teste. Quem tem criança em casa sabe o resultado prático deste teste. Quero lembrar aos senhores terrível fatalidade ocorrida com a filha do presidente do Crea que morreu ao tomar choque durante o banho, na época a obrigatoriedade do Disjuntor DR não existia, logo, através da nova NBR 5410, editada pela ABNT, tornou-se obrigatório o uso de DR nos chuveiros.

    CUIDADO, ELETRICIDADE PODE MATAR AQUELES QUE NÃO RESPEITAM AS NORMAS DE SEGURANÇA.

  34. É Orlando, além de toda essa barrafunda de transtornos que nós como consumidores estamos obrigado a enfrentar, só mesmo resta crer que mais uma vez somos nós quem pagamos o pato, pois não há nenhum fundamento para que o país queira impor um determinado padrão que é unico no mundo, principalmente levando em conta que já temos há muito tempo o padrão 2P+T (dois pinos + terra) e este com certeza atendendo inclusive a grande maioria dos eletro-eletronicos fabricados mundo afora.
    Gostaria mesmo é de saber o que o CB3 (Comite Brasileiro 3/ABNT o que cuida especificamente deste tipo de normativa faz ou fez, pois não me faz sentido nenhum, até mesmo como ex-colaborador deste comite. Enfim…… que país é este?

  35. Olá!
    Eu acho que os responsáveis por esta mudança, não têm respeito por nós(cidadãos). Pois somos os reais interessados por qualquer mudança.

  36. Já que toda a indústria estava pedindo, por que tiveram que obrigar os fabricantes de eletro-eletronicos e as lojas de material elétrico a venderem o novo padrão, sob pena de multa no descumprimento? Essa norma (lei ?) é uma piada de muito mau gosto. Retrocesso total. Parece a reserva de mercado pré-Collor.

  37. Como fabricantes de equipamentos eletrônicos para os consumidores brasileiros, temos que nos adaptar as mudanças impostas pelos nossos govermantes e as suas intermináveis agências reguladoras, entretanto, o plug do lado do fabricante (dos equipamentos eletrônicos) até que não mudou muito, melhorou até a questão do visual, o grande problem é a idiotice de não adotar a universalização das tomadas de parede. A mudança literalmente obrigou aqueles equipamentos antigos de face reta com as chapas de metal a usarem adaptadores, o pior é que internamente, nem os plugues americanos podem ser utilizados, que são mais comuns no mercado internacional, ou seja, não deixaram ser usado o padrão duplo internamente, o que É A ESTUPIDEZ dos brasileiros. Adaptar-se a uma nova realidade é de fato duro, porém, torna-se convencional para uma geração futura, encarando da mesma forma, o sistema brasileiro de televisão digital, que só existia no Japão e os paizes vizinhos foram obrigados a aceitar por “osmose”.
    o pior de tudo são as fontes de alimentação que tem o pino chato ou faceado, isso sim é a tristeza. Já que fizeram o padrão, porque não incluiram os cabos de alimentação comum nos PCs? Se era para ter proteção, então porque não permitir que fosse criada a tomada multipla, assim, internamente protegida, as crianças não teriam como ter contato com as chapas/pinos metálicos e assim serem eletrocutadas. É pedir muito compactualizar o padrão?

  38. não é um comentario,sim um pergunta. se o novo padrão obriga as tomada ter aquela proteção para evitar choques, e porque a maioria dos adaptadores estão sendo fabricados sem o poço de proteção, e os fabricantes informa que estão conforme o inmetro, realmente não dá para enteder

  39. Com relação ao 1º comentário do Sr. Renato Lima ( acima ), em seu último parágrafo, para tratar pneumonia, necessita-se de conhecimento de fisiopatologia, e não fisiologia…
    Será que este tipo de confusão se deu quando da concepção do novo padrão ???
    Com relação ao novo plugue/tomada “inventada” pelos renomados técnicos da ABNT e/ou INMETRO, cumpre salientar que um detalhe de suma importância esquecido no pluge de dois pinos, foi a padronização do neutro.
    O ideal seria, como em alguns padrões, que o pino do neutro fôsse diferente do pino da fase, e, que aquêle fôsse mais comprido do que este; assim estaríamos “aterrando” primeiro, evitando choques, etc.
    Mas o motivo maior, creio eu ( e muitos… ) foi o aspecto comercial do negócio…muito dinheiro em jogo !!! Brasil, País da lei de Gerson..!!!
    Somos agora o País dos adaptadores, que por si só, são inseguros, mal feitos, NÃO tem norma ABNT e/ou INMETRO e estão e estarão em nossa convivência para sempre. Lamentável

  40. abnt e inmetro foi erro da novas tomadas

    muito MDELOS adaptores em modelos e extensão tomada

    vejas pelas internet os adaptadores nome abaixo

    Adaptador de tomadas Ansman TP-CH

    Adaptador de plugue da UE (União Europeia) (infundado, embutimento)

    Cabo de extensão da tomada de SAA

    Tomada Fêmea NBR

    Schweiz-Stecker

    Adaptador de tomada EUA NEMA 1–15 a Europlug CEE 7/16

    Belkin – E SERIES 2 OUTLET SURGE CUBE

    Adaptador 2P+T 3 Pinos

    adaptadores tomadas MECATOOL

    adaptadores tomadas componel

    Pino adaptador chato – [Perlex]

    PINO ADAPTADOR – De 2 Redondos para universal – INTERNEED

    Wonpro 6 Universal Grounded Schuko Outlets (WERGF5-E)

    Régua 19′ 8 tomadas 1U SFO

    mas não somentes novas tomadas nacional e assim novas tomadas universal União Europeia) com segurança proteger as crianças de choque elétrico.

    vejas tomadas (União Europeia) (infundado, embutimento)
    pelas internet nome WF86 European type socket-outlet

    One Gange Universal Socket

    WF86 European type socket-outlet

    Esta série de produtos são as tomadas de multi-purpose linha monofásica. Os produtos, grau de luxo, são utilizados para a decoração de interiores e para a superfície de parede tomada pela instalação do tipo enterrado ou tipo convexo. Com o surgimento do romance, o reservatório é feito de materiais retardadores de chama, condutividade elétrica de parte conector é seguro e confiável; Use terminais de parafuso combinada. O soquete multi-propósito é adequado para apartamento, polo, cilíndrico dois, três plug-pólo e vários tipos de plugs em mais de 20 países e regiões podem ser usados ​​como conectores do soquete. Também pode ser usado com estrutura de porta de proteção.

    O projeto de buracos receptáculo universal do produto da série de recipiente é compatível com diversos plugues de normas internacionais usadas nos Estados Unidos, Ásia, países europeus e Africano. O design universal de funções possibilita diversas formas de montagem de receptáculo de acordo com os desejos. Wonpro produtos são fáceis de ser montado e substituído. Com o design de um slot de retenção e fios retirar imprensa e dispositivo de posicionamento precisos, a leva atual são fáceis de ser conectado ou de acordo com seu desejo. As peças de metal flexível e elástico em contato com o plugue de perto e à proximidade de contato continua mesmo depois de 10 mil fichas e sair. O obturador proteção adicional é um projeto único na China para garantir a dupla, o poder não é fornecida, a menos que o obturador de proteção dois são abertos ao mesmo tempo e esse mecanismo evita que plug-in de errado em um buraco e proteger as crianças de choque elétrico.

    Além de multi-propósito de saída, mas também tomada de design e de desenvolvimento nacional de referência apropriado. Há padrão nacional, padrão americano, britânico padrão, padrão europeu, blocos IEC macho e fêmea e assim por diante.

    NOVAS TOMADAS UNIVERSAL União Europeia

  41. novas tomadas a evoluçã padrão nacional e padrão universal (União Europeia) caminho certo e abinee, abnt e inmetro caminho errado

    mas não somentes novas tomadas nacional e assim novas tomadas universal União Europeia) com segurança proteger as crianças de choque elétrico.

    vejas tomadas (União Europeia) (infundado, embutimento)
    pelas internet nome: WF86 European type socket-outlet

    One Gange Universal Socket

    WF86 European type socket-outlet

    Cabo de extensão da tomada de SAA

    Tomada Fêmea NBR

  42. Ricardo, obrigado pelas informações, mas confesso que não entendi nada. Vc está usando o tradutor do Google? Orlando

  43. a ação movida pelo Ministério Público do Paraná tem boas chances de ser bem sucedida e mudar toda a situação.

    Além de queixas dos usuários que vêm se espalhando através da internet, pelo menos dois órgãos públicos agem contra a mudança de padrão plugue

    derrubar abnt e inmetro para acabar com a padronização de plugues e autorizar a venda de plugues antigos

    A mudança somente tomadas padrão nacional e também padrão universal mais segurança

    (é um exemplo para inmetro )

    problemas inmetro e abnt viajar compra aparelhos na argentina ou uruguai tomadas padrão universal chegar no brasil precisar usar adaptador novos adaptador novas tomadas

    Os países vizinhos do brasil
    Uruguai, Argentina, padrão universal

    padão europeia universal mais 20 país

    wf 86 novas tomadas 16a 250v fabrica na china padão europeia universal
    WF86 European type socket-outlet

    NOVAS TOMADAS UNIVERSAL União Europeia mais 20 país

    Fabricar novas plugues italy 3 pinos redondo alinhados , 3 pinos redondo hexagonal, também plugues atual pinos chato americano e plugues 3 pinos chatos austrália

    Alfredo Lobo não viu da novas tomadas universal padrão União Europeia mais 20 país WF86 European type socket-outlet

    Orlando Barrozo entrega da informações muitos rápidos Alfredo Lobo. Diretor da Qualidade do Inmetro. , para inmetro para acabar com a padronização de plugues e autorizar a venda de plugues antigos

    Orlando Barrozo retira fotos pelas internet muitos rápidos novas universal europeia nome abaixo

    CONMETRO criou o novo padrão 3 pinos chatos 20a padrão atual juntos
    União Europeia

    outros 2 tipos modelos tomadas universal

    One Gange Universal Socket

    WF86 European type socket-outlet

    Orlando Barrozo retira fotos p

    Cabo de extensão da tomada de SAA

    Tomada Fêmea NBR

    Belkin – E SERIES 2 OUTLET SURGE CUBE

    QUE VAI GANHAR Ministério Público do Paraná

  44. inmetro pesquisar pela internet aumentar seguranção

    abnt e inmetro para acabar com a padronização de plugues e autorizar a venda de plugues antigos

    padrão Europeia da tem ideia criar novas tomadas tambem criou uma pequena capa de silicone para plugues

    Tomada que é timer e ainda avisa quando está em uso ou sobrecarregada.

    Nada mais sustentável que uma tomada que seja inteligente para ficar ligada apenas pelo tempo que seu aparelho precisar.

    É um novo conceito de tomada com um timer acoplado que se auto-desliga após o tempo programado por você.É ideal para celulares, notebooks e outros aparelhos que necessitam ficar ligados à rede elétrica apenas enquanto se carregam.

    Também é muito útil para luminárias, tv´s e vários outros aparelhos domésticos reduzindo muito o consumo desnecessário de eletricidade.

    Ela ainda, de quebra, vem com um led que muda de cor de acordo com o estado da tomada:Em uso, em stand by e até quando está sobrecarregada ou mesmo em curto circuito.

    Ela foi criada pelos designers Coreanos, Cheng Hsiu e Chyum-chau lee que prometem lançá-la no mercado no início de 2011.

    Plugues de tomada à prova de choques

    Quem tem criança em casa ou já foi criança um dia sabe bem o que é um choque em tomada elétrica e, se você não sabe, não queira saber pois um choque de 110 volts pode causar uma parada cardíaca e até a morte por sufocamento.
     
    Por mais que os fabricantes de produtos elétricos tomem cuidados com o design, materiais e recursos de segurança, os pinos metálicos do plug ainda ficam expostos e com consequente risco para crianças, idosos e até pessoas distraídas (todos nós temos nossos momentos de distração, principalmente quando estamos com pressa ou tentamos conectar uma tomada num local com pouca iluminação).
     
    Para se evitar esse risco, o designer Chinês, Luofang Jun, criou uma pequena capa de silicone para ser encaixada nos plugs de tomadas elétricas que mantém os pinos metálicos cobertos e protegidos do toque.
    Quando encaixada, a capa em forma de sanfona retrai-se, fazendo com que os pinos metálicos conectem-se na tomada e quando o plug é retirado, voltam ao seu formato original escondendo os pinos.
    Com essa invenção, os níveis de segurança aumentam muito e fica muito difícil para se tomar um choque sem querer pois a capa encaixa-se de forma bem apertada e molda-se ao plug ficando muito difícil de ser retirada mesmo por crianças muito curiosas.
     
    O produto já está patenteado e o seu inventor está comercializando o projeto para diversas empresas fabricantes de produtos elétricos na Ásia e Luofang espera que em 5 anos o produto esteja disponível em todo o  mundo.

    O Tecnisa Idéias recomenda: Se você tem crianças ou idosos ou mesmo mascotes em casa faça sempre um “check up” de segurança na parte elétrica de sua casa.Acidentes acontecem quando existem condições para isso.Se você prevení-los, eles dificilmente acontecerão.

  45. É difícil entender, porque fizeram um sistema completamente diferente do mundo? Por que não copiaram o modelo Europeu que já está a tanto tempo é testado e seguro? Não era muito mais inteligente a adaptação nos circuitos e aparelhos de Disjuntores de Proteção Residual (DDR) como está se adaptando o mundo inteiro?
    Nos faz pensar que só deve ter tido interesse econômico com isso. Na atual situação que estamos vivendo, não seria surpresa encontraremos grupos econômicos que já estariam previamente preparados e associados a governantes e dirigentes do IMETRO e ABNT nessa história.
    É incrível não imaginar o transtorno e os prejuízos para indústrias se readaptarem, para os usuários brasileiros e estrangeiros para adquirir adaptadores etc.

  46. e o de tudo pior é a area de contato dentro dos plugues da “abnt” que é menor do que nos antigos plugues 2p+T (nema 5-15p) porque não continuaram fabricando as universais ? por pura burrice !

    eu (como) outras pessoas me recuso a comprar tomadas no padrão abnt … atualmente eu estou caçando alguma loja com um estoque bom para comprar tomadas no padrão universal ou nema 5-15p , plugues e reguas de tomadas no mesmo padrão !

    quem for de SP e tiver o contato de alguma loja por favor me avise !

    Fernando T. Sacher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *