O blog Engadget, um dos mais ágeis da atualidade quando se trata de tecnologia, deu um furo mundial na última sexta-feira, ao mostrar o primeiro TV OLED que deve ser lançado no mercado americano. Trata-se do modelo LG 55EM9700, de 55 polegadas, o mesmo que foi exibido na CES e na IFA este ano. A novidade não está propriamente no aparelho em si; este foi fotografado apenas por trás, desligado, coberto por um plástico e deixando à vista os conectores. Interessante foi a forma que usaram para chegar ao produto.

O fotógrafo do blog, não se sabe como, entrou na sede da FCC (Federal Communications Commission), equivalente à nossa Anatel, onde o aparelho estava sendo testado para homologação – sem a qual, não pode ser comercializado. Além de fazer a foto (muito ruim, por sinal, o que indica ter sido produzida às pressas, ou às escondidas), captou também um detalhe fundamental: os selos de homologação colados na traseira do TV, confirmando que foi fabricado na Coreia em dezembro de 2012 e que possui módulos embutidos para comunicação por Wi-Fi e Bleutooth.

Para completar o trabalho, o pessoal do Engadget acessou no site da FCC a página do  OET (Office of Engineering and Technology), órgão responsável pelos testes para conferir se o aparelho cumpre as exigências da legislação americana. Vejam aqui. Nessa página, descobrem-se detalhes sobre o produto e também documentos sigilosos da LG. Num deles, lê-se: “Através desta, solicitamos tratamento confidencial das informações que acompanham este pedido.” Segue-se o diagrama de bloco e as especificações do TV, em formato pdf, com a seguinte advertência: “Os materiais acima contêm segredos de mercado e informações de propriedade que normalmente não são distribuídas ao público. A divulgação desses materiais pode ser prejudicial ao solicitante e oferecer injustificados benefícios a seus concorrentes.”

Ou seja, era um segredo industrial (a esta altura, já era…).

Em tempo: o blog deduziu que o TV LG OLED, prometido para final do ano que vem, pode ser lançado nas próximas semanas. Até agora, a LG não comentou.

1 thought on “Furo, ousadia ou espionagem?

  1. Num dia é um trote porque princesa X está com cólicas (como se nenhuma mulher no mundo tivesse) devido a gravidez; noutro, uma ‘invasão’ onde uma agência estatal avalia um produto a ser lançado é colocado na rede mesmo o “repórter” tendo visto a questão do sigilo… e a nossa educação e moral, pra onde foram?

    Outra pergunta que eu me faço é: este tipo de “agilidade” do blog é realmente tão importante para chegar a este nível? Só para contar antes a notícia que virá dentro de alguns dias (ou semanas, ou meses, sei lá) de maneira oficial? Acho lamentável…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *