Como prometido, vamos comentar hoje alguns aspectos dos testes que fizemos com o TV Ultra-HD da LG. É o primeiro produto dessa categoria que chega a nossas mãos, e também o primeiro lançado no Brasil. Como já informamos, o modelo da Sony está à venda nas lojas da marca e estamos aguardando um exemplar para avaliação. Mesmo antes disso, no entanto, já se sabe que os dois aparelhos não são da mesma categoria, até pelo preço sugerido: enquanto o da LG está saindo por R$ 45 mil, o da Sony tem custo de R$ 100 mil (mais detalhes aqui).

A primeira coisa que chama a atenção num TV UHD é mesmo a diferença de textura das imagens. Recebemos da LG um gerador de sinal contendo 4 minutos de imagens gravadas em 4K. Para quem está acostumado ao Blu-ray e à TV digital, trata-se de uma nova experiência visual. Arrisco dizer que chega bem perto da experiência do cinema! Claro, isso tem a ver também com o tamanho da tela. Um TV de 84 polegadas impressiona mais do que um de, por exemplo, 50″. Tecnicamente, sabe-se que a área aproveitável de um TV desse porte equivale a mais que o dobro de um modelo de 55″.

Mas, para fazer a análise, é preciso abstrair esse aspecto, digamos, aritmético. O importante é constatar que as imagens captadas pelas câmeras 4K ganham mais profundidade e detalhamento, o que fica mais perceptível nas tomadas abertas, de longa distância. Consegue-se enxergar com nitidez até minúsculos pontos, como as folhas de árvores numa montanha, ou as inscrições pintadas no asfalto numa imagem captada de helicóptero. Não se notam borrões nem distorções com a câmera em movimento rápido, e as cores têm intensidade e estabilidade.

O problema é que esses poucos minutos gravados em 4K não vêm com o televisor. Quem comprá-lo e quiser desfrutar da melhor imagem terá de usar, por enquanto, discos Blu-ray; ou, talvez, recorrer a vídeos que circulam pela internet com a identificação “4K”, mas que nem sempre convencem. No caso do Blu-ray, o TV LG possui upscaler para converter a resolução. Sobre isso falaremos nos próximos dias.

Quem quiser sentir um pouco desse gostinho pode assistir ao vídeo que fizemos durante os testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *