samsung_85inch

 

 

Confirmado para junho o lançamento no Brasil do primeiro TV 4K da Samsung, que tem 85 polegadas, uma a mais que os equivalentes LG e Sony. Preço: R$ 100 mil, o mesmo do Sony 84″, que já comentamos aqui. Estamos aguardando que a Samsung nos envie um exemplar para teste, como já fizemos com o modelo da LG (vejam este vídeo e o texto na íntegra). Na verdade, a estratégia da empresa (aliás, de todas) é de médio prazo, pensando mais na Copa do Mundo, daqui a um ano, quando o conceito 4K talvez esteja mais disseminado – e, quem sabe, os preços mais baixos.

Todos os fabricantes garantem que seus respectivos aparelhos são os que oferecem a melhor conversão (upscaling) de conteúdos Full-HD – como dos discos Blu-ray e das transmissões de futebol na TV digital, aberta e fechada (esta para quem tem pacotes premium). Esse recurso é essencial, e será o principal trunfo dos fabricantes para convencer os consumidores, já que a transmissão da Copa em 4K, se houver, será apenas para cinemas e/ou ambientes fechados. O modelo de 85″ é o mesmo foi mostrado na CES 2013.

5 thoughts on “Samsung entra no segmento 4K

  1. Prezado Barrozo, para recebermos as transmissões, por exemplo, em 4k ( como já houve agora na Copa das Confederações), é necessário que o set top box da operadora de TV por Assinatura seja trocado? Muito obrigado.

  2. Prezado Barrozo, tenho uma dúvida e pediria a sua gentileza em esclarecê-la uma vez que é muito específica e ninguém a aborda. O upconversion para 4k. Tendo um receiver que o faz, um BD player que o faz e um aparelho de TV que o faz como fica? Explicando melhor : quando coloco um BD de 1080p em um BD player que faz o up, a saída será upconvertida. Ela entra no receiver e sofre uma outra upconversion? Ou o receiver já recebe a informação de que a mídia original já sofreu a upconversion? Em sendo assim, quase nunca a feature de upscalling da TV vai entrar em ação porque todos os equipamentos por onde “passa” a mídia em FullHD já tiveram a oportunidade de fazer. É assim? Muito obrigado.

  3. Olá Roberto, essas transmissões foram “fechadas”, ou seja, somente para alguns receptores selecionados. Não houve transmissão para o público. Parece que esse é o plano para a Copa 2014: em princípio, assinantes de uma ou duas operadoras receberiam o sinal. Nesse caso, sim, o receptor precisará ser trocado, talvez com custo adicional para o assinante. Para TV aberta, dificilmente haverá transmissões antes de 2016. Mas isso tudo está só em estudos, nada foi definido ainda. Abs. Orlando

  4. Roberto, a conversão que vale é a do TV, o último elo dessa cadeia. Se o conversor do TV for eficiente, o processo será perfeito, elevando a qualidade da imagem de 1.920×1.080 para 3.840×2.160 pixels. Na hipótese que você levanta, o sinal chegará ao TV já convertido e, portanto, não haverá necessidade de outra conversão. Mas, se por acaso o processo não foi bem feito no player ou no receiver, o TV “fará o serviço”. Abs. Orlando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *