Embora continue apostando alto na tecnologia de diodos orgânicos (OLED), a LG teve que rever sua estratégia em relação ao lançamento comercial. Como já comentamos aqui, essa é uma tecnologia por demais complexa, e o momento atual é de consolidar os produtos existentes. O site internacional da empresa não informa, mas o fato é que, na melhor das hipóteses, o primeiro TV OLED chegará ao mercado internacional no final deste ano, com grandes chances de ficar para 2014.

Os consumidores coreanos são, por enquanto, os únicos que já têm a oportunidade de encomendar esse produto, e mesmo assim somente em alguns pontos de venda. O modelo de 55″ foi lançado por lá em abril, com preço oficial equivalente a cerca de US$ 10.000; e há a promessa de lançamento do badalado TV OLED de tela curva, em junho (aproximadamente US$ 13.000). Mas só na Coreia.

Durante os primeiros meses de fabricação, os técnicos da LG descobriram uma série de dificuldades que não estavam no script. Uma delas é a própria montagem dos painéis, extremamente finos e delicados, em que um milímetro pode fazer enorme diferença. Há relatos de que, para cada dez painéis produzidos, nove são jogados fora – no jargão da indústria, isso se chama yield, algo que pode ser traduzido como “índice de perda”. Outro problema seria a iluminação adequada dos pixels, que por serem feitos de material orgânico são muito mais sensíveis do que os convencionais (essa, aliás, é uma das vantagens da tecnologia OLED, pois permite trabalhar com intensidades de luz bem mais altas, e com menor consumo de energia).

Enfim, o desafio ainda é grande. Uma coisa é produzir alguns exemplares para exibição em feiras, como já vimos várias vezes; outra, bem mais complicada, é fabricar em escala industrial e, pior ainda, despachar aparelhos tão sensíveis para países a milhares de quilômetros de distância (mais detalhes neste texto).

Os executivos da LG – assim como os dos demais fabricantes – devem ter chegado à conclusão de que, por enquanto, é melhor concentrar esforços, e investimentos, nos TVs de led, cada vez em tamanho maior.

2 thoughts on “OLED adiado, por enquanto…

  1. Uma ótima noticia Orlando, com isto vão evitar que produtos “semi-prontos” cheguem ao mercado , eu penso que não se deve ter pressa para colocar novas tecnologias no mercado ,principalmente um mercado tão disputado como este. Me recordo da tragedia que foram as primeiras Plasmas a chegar no Mercado , alguns modelos manchavam a tela se você deixasse pro muito tempo em um mesmo canal ou se deixasse alguma imagem estática , o que é isto ? Algo que não estava maduro o suficiente para o mercado e que só foi aperfeiçoado nas gerações seguintes.
    Uma das causa dos problemas que enfrentamos com eletrônicos hoje é decorrente da pressa que os fabricantes tem em colocar os produtos a disposição do consumidor final , eles desenvolvem uma nova tecnologia la na coreia e seis meses depois já temos a venda nas casas Bahia , ai eu me pergunto se houve tempo suficiente para dominar esta nova tecnologia e compreender todos os seus aspectos ou se vão ter estas informações das cobaias (clientes) que foram os primeiros a adquirir estes produtos.

  2. Resposta: Nenhuma! É mentira dizer que o LCD é superior. Isso é puro marketing. O LCD não é superior ao Plasma , e o Plasma não é superior ao LCD. É uma questão do que é importante para você. O LCD costuma ter uma resolução maior. O Plasma, costuma ter um tempo de resposta excelente, brilho e contraste insuperável. Por isso, não é uma questão de quem é melhor ou pior. Atualmente, as top de linhas possuem as mesmas características. Então preocupe-se com o resto, principalmente resolução, tempo de resposta e frequência . São os mais importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *