P1030458Uma das notícias mais comentadas da semana foi a de que a Panasonic determinou uma data para encerrar de vez a produção de TVs de plasma: março de 2014. Quem divulgou foi a agência Reuters, citando fontes ligadas à empresa no Japão. Como se sabe, o assunto não é novo. Executivos da empresa já tiveram que responder a perguntas sobre “o fim do plasma” inúmeras vezes, sempre desmentindo. Desta vez, a Panasonic emitiu comunicado em que afirma: “A companhia avalia uma série de oportunidades em relação à estratégia para o mercado de telas de plasma, mas nenhuma decisão foi tomada até o momento” (mais detalhes aqui).

Há diversas especulações, e algumas até fazem sentido. A quantidade de plasmas vendidos nos últimos dois anos realmente não é nada animadora. Segundo a consultoria DisplaySearch, dos cerca de 250 milhões de TVs vendidos este ano em todo o mundo, mais de 200 milhões são LED-LCDs; o restante se divide entre LCDs convencionais (cerca de 30 milhões), plasmas (12 milhões) e TVs de tubo CRT (8 milhões).

amagasaki

 

 

Além da Panasonic, as coreanas Samsung e LG também continuam comercializando plasmas, mas cada vez em menor quantidade. Em dois anos, a divisão de TVs do grupo japonês acumulou nada menos do que US$ 3 bilhões de prejuízos. O problema é que, após tantos anos de investimento, inclusive com a maior fábrica de plasmas do mundo, localizada na cidade de Amagasaki (foto ao lado), próximo a Osaka, interromper tudo não é uma decisão fácil. Fala-se, por exemplo, que o grupo negocia vender parte dessa fábrica, informação também desmentida (talvez seja uma das “oportunidades” mencionadas no comunicado).

Curioso é que o primeiro TV 4K da Panasonic não é um plasma, mas um LED-LCD, apresentado na IFA (detalhes aqui) e agora oficialmente lançado no mercado americano. Se fosse para manter o plasma, o mais racional seria lançar pelo menos um modelo com a tecnologia de imagem mais avançada da atualidade. Por sinal, no Brasil acaba de sair o mais recente plasma da empresa (foto ao alto), modelo VT60, de 65″, Full-HD 3D, respaldado por uma série de prêmios e elogios da imprensa internacional. Só para citar um exemplo: a rigorosa revista Consumer Reports, dos EUA, elaborou um ranking dos 12 melhores TVs de tela grande lançados por lá este ano, e esse aparelho ficou em primeiro lugar; aliás, nove dos escolhidos são plasmas, sendo cinco deles Panasonic.

Como explicar que um produto tão bem avaliado seja retirado do mercado?

10 thoughts on “TVs de plasma devem continuar no mercado

  1. A pior das noticias,a minha plasma continua perfeita e admirada por todos.Mas essas pessoas vão a loja e compra lcd,porque sera!!!!!! De 12, nove é plasma,que “lavada”!

  2. Aleluia!!!

    São tidas como referência de vários “videófilos”, e claro eu tenho 5 no meu meu showroom, e estão com menor produção, infelizmente… Não sei como a 4K que foi apresentada pela Panasonic, não foi de plasma.

    Ormeo Botelho

  3. Olá amigos .
    Falando em qualidade de imagem , na feira da CES , deste ano a tv plasma da panasonic que foi eleita como a melhor em qualidade de imagem , foi a ZT60 e nao a VT60 ! Estou falando da feira da CES .
    Ja presenciei varias tvs ligadas e bem calibradas seja LCD , LED mas sinceramente nunca consegui encontrar em outra tecnologia e seja qual for a marca , qualidade de imagem superior a plasma da panasonic que apresenta imagem com cores vivas muito ao natural e um contraste impressionante .
    Lembro que o profissional da aréa acima ORLANDO BARROZO( que ja esteve em varias feiras de tecnologia no exterior ) ja destacou que as tvs OLED tem uma imagem impressionante . Ainda nao tive o prazer de ver uma tv Oled ligada e acredito que deve ter uma imagem sim de encantar .
    Obrigado pelas informações Senhor Orlando e saudações
    Abraço a todos os amigos do blog.

  4. O mercado de Plasmas está se deteriorando não por conta da tecnologia que entrega imagem incomparavelmente melhor que as LCDs-LED. É a ignorância do público aliada ao marketing das empresas que giram sobre a LCD. De fato as LCDs dão mais retorno justamente por ser uma tecnologia que emprega menos material na construção e por serem mais descartáveis.

  5. Ola Hodney.

    Concordo com vc amigo , estão mesmo querendo fabricar tvs que são descartaveis , e como a PLASMA ZT60 , foi eleita a melhor em qualidade de imagem , derrubando ate as oleds , na feira da CES , porque a panasonic nao lança uma PLASMA seja a mesma ZT60 em 4k ou outra plasma ? Tenho certeza que no mundo inteiro os fãs da tecnologia iria adquirila e eu sou um desses .
    Bem, mas pensando do outro lado ,panasonic visa lucros financeiros e a empresa nem esta ai pra nós , e a maior prova que nem lançou no Brasil a ZT60 de 65 polegadas e mais ; retirou o show room do shopping morumbi , uma falta de respeito aos fãs da marca !!

  6. A panasonic no japão , ja anunciou oficialmente o fim da fabricação do tv plasma , uma noticia triste pois quando falamos em qualidade de imagem lembramos sempre ,do plasma da panasonic !!
    Adeus PLASMA , FOI UM PRAZER !!

    Fico muito sentido pois a panasonic , nao lançou no Brasil a sua ultima tv plasma ,fabricada no japao a ZT60 . Queria muito eu , ter o prazer de adquirir este televisor de 65 polegadas .
    Recadinho para a panasonic ; revê a colocação de voces e ao inves de ter lançado somente a VT60 no Brasil , nos envie tambem a ZT60 , pois alem de mim tem muitos outros Brasileiros que iriam ter interesse tambem em compra la .

    Abraço a todos os amigos do Blog

  7. Hodney, nao culpe tanto “a ignorância do público” como responsavel pelo fiasco da tecnologia plasma. Culpe, quando muito, o gosto do grande publico, que prefere as imagens brilhantes. Vou falar por mim: acho que os televisores de plasma apresentam uma imagem escura demais e eu nao gosto disso (se duvida, coloque uma plasma e um bom modelo de LED lado-a-lado exibindo a mesma coisa e compare a diferença no brilho). Prefiro o brilho da imagens de um tv LCD/LED.

    Muito menos quero transformar minha casa (ou a sala, ou o quarto…) em uma batcaverna escura, meramente para assistir tv. Para mim isso é simplesmente ridiculo!

    Quero poder assistir tv ao meio dia com tudo aberto (inclusive uma porta de vidro de mais de 4 metros que dá para o jardim), isso sim. Dessa ideia de “quarto escuro” meramente para assistir tv, eu tô fora!

  8. Ver filme de dia com um janelão do lado não tem nada a ver. Está por fora.

  9. Lamento muito não ter comprado uma VT60. O fim das TVs plasma está ligado à esteira ambientalista. Diferente das LCDs, o consumo energético de uma plasma está ligado diretamente ao tamanho e à quantidade de pixels, ou seja, uma plasma 4K de 65 pol. consumirá 4x mais que uma plasma fullHD do mesmo tamanho. Com um consumo desses ficaria impossível atender às exigências de consumo na maioria dos países. Com o 4K se tornando o padrão de imagem o plasma se tornou inviável. Bons conhecedores sabem que mais vele um plasma fullHD que uma led 4K, mas as vendas jamais resistiriam ao apelo. Que venham logo as Oleds e nos livrem das malditas LCD/LED, caras e cheias de penduricalhos.

  10. “LED caras”? Pode ser, mas acontece que as OLEDS [b]sempre[/b] serao mais caras que os modelos mais caros de LCD/LED… Até o presidente da LG ja admitiu isso esta semana. Segundo ele, por causa disso as OLEDs sao para apenas um nicho de 2% dos consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *