Um bilhão de reais: é quanto o governo deve gastar com subsídios à compra de receptores para TV Digital quando fizer o switch-off, como é chamado o desligamento oficial das transmissões de TV analógica. O cálculo é do site Convergência Digital, baseado em consultas a especialistas. Num exemplo clássico de falta de planejamento, o Ministério das Comunicações teve que assumir esse “mico”, após a queda de braço entre emissoras e operadoras (mais detalhes aqui).

Segundo a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), existem hoje no país 110 milhões de aparelhos de TV, mas somente 30 milhões têm capacidade de receber o sinal digital. Quase todos os TVs à venda atualmente vêm com receptor interno, mas quem comprou seu aparelho há mais de dois ou três anos precisa acoplar um receptor externo – e, em boa parte dos casos, cruzar os dedos. É essa massa de famílias que pode ficar sem sinal nenhum em 2018, quando os transmissores terão de ser desligados. Para que isso não aconteça, o governo planeja dar subsídio às famílias carentes; estas ganhariam de presente um receptor digital.

As emissoras, é claro, nem cogitam perder essa enorme parcela da audiência. Por isso, pressionaram e o governo decidiu assumir o custo. Tentará transferi-lo às operadoras de celular 4G quando for realizado o já famoso leilão da faixa de 700MHz. Vamos ver se consegue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *