4k-image-340586-e1382291864929Pelo que já pudemos ver, a maior “novidade” da CES este ano é a quantidade de telas curvas, adotadas por vários fabricantes, e mais uma vez com Samsung e LG à frente. Como não chega a ser propriamente uma novidade, nem eles próprios estão dando muito destaque a isso. Nas apresentações, a maioria fala mais de coisas como aplicativos, parcerias para fornecimento de conteúdos, design e requintes operacionais. E, andando pelos maiores estandes, a impressão que se tem é a de que OLED nem existe mais; ou, se existe, reservam-lhe um cantinho do estande. A indústria assumiu de vez a necessidade de popularizar, sim, o Ultra-HD, utilizando-o em todas as mídias possíveis; o OLED terá de esperar.

Não deu para contar, mas ouso afirmar que 80% dos TVs exibidos nos estandes dos principais fabricantes este ano é 4K. E, desta vez, chamaram para reforçar o time os maiores fornecedores de conteúdos de vídeo da atualidade: YouTube, Netflix e Amazon. O presidente da  Netflix, Reed Hastings, até apareceu no evento de apresentação da Sony. Durante uns cinco minutos, falou que a partir de agora todas as suas séries serão produzidas em 4K, caso da 2a. temporada de House of Cards, que estreia nos EUA em fevereiro. E está pressionando as redes de TV e os estúdios de cinema a fazerem o mesmo, agora que pode ser usado o padrão de compressão HEVC na frequência de 60 quadros por segundo, o que diminuir expressivamente o tamanho dos arquivos e, portanto, a qualidade do streaming.

Na mesma linha, a Samsung anunciou parcerias com estúdios, produtoras de TV paga e a própria Netflix (além da Amazon) para incluir conteúdos 4K em seus aplicativos smart; aliás, nos EUA, House of Cards será lançado também para usuários de TVs das marcas LG e Vizio (com certeza, outras marcas vão aderir em breve). O caso do YouTube (leia-se: Google) é mais complicado; trataremos disso em breve.

Em tempo: já está no ar nosso hot site com a cobertura da CES 2014. Lá, tem muito mais informação.

2 thoughts on “TVs 4K, maior aposta da indústria

  1. O momento não é propício para aficionados que necessitem trocar seu tv.

    Enquanto o OLED está “esquecido” e só disponível em full hd a preço exorbitante,as tvc 4k ainda com preços proibitivos e sem conteúdo que compense o investimento ainda estão sofrendo evolução rápida e corre-se o risco de ver seu caro aparelho estar defasado em poucos meses.

    A plasma é excelente mas está sendo abandonada pela indústria e não tem 4Kque se “pegar” vai sucateá-la rapidamente…

    É bom esperar um pouco e ver o que vai acontecer.

  2. Que seja a tecnologia OLED a tv 4k ,com a melhor qualidade de imagem,mas sem mídia e o preço salgado dos televisores de grande polegadas , ficamos aguardando não sei quando rsk k… a queda dos preços !!
    Penso diferente ; deveriam primeiro as gravadoras irem colocando no mercado os filmes ULTRAHD e conseguentemente os grandes empresas de televisores , ir lançando nas lojas os tvs 4k e isso incentivaria muito mais os apaixonados pela verdadeira qualidade de imagem em adquirir o produto .
    Como o amigo Rubens ,acima ,lamento até hoje o abandono do plasma , ,principalmente a panasonic e que com certeza irá perder clientes com isso , a não ser que convença os clientes de que seu Tv OLED( a exemplo do plasma ) é tambem superior em qualidade de imagem das demais concorrentes como Sony ,samsung , Lg e outras .
    Está é apenas uma colocação pessoal , mas concordar ou não é um direito seu , apenas devemos saber respeitar um ao outro .
    Um abraço a todos os amigos do blog e mais uma vez parabéns pela matéria , ao Senhor Orlando Barrozo , em que tenho uma grande admiração pelo seu conhecimento .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *