“Vamos ver se agora as pessoas saem da frente da televisão”

“É preciso acabar com essa história de produzir livro de fotografia enorme, pesado que é uma disgrama (sic) e que ninguém vê”.

Alguma dúvida sobre o autor das duas pérolas acima? Sim, ele mesmo, nosso presidente, em dois eventos esta semana onde lançou um programa chamado “Vale Cultura”, que pretende incentivar as pessoas mais humildes a visitar cinemas, teatros, museus etc. Para constrangimento dos presentes (pelo menos aqueles que têm alguma vergonha na cara), Lula criticou sem dó as elites culturais do País, simbolizadas na chamada Lei Rouanet, principal instrumento oficial de apoio à cultura. O Vale Cultura, se aprovado no Congresso, vai funcionar mais ou menos como o Vale Transporte: o trabalhador receberá um cartão que lhe dará direito a R$ 50 por mês para consumir com programas culturais.

Já comentei aqui o que acho sobre incentivos governamentais à cultura. Mas este novo projeto é um caso à parte. Alguém imagina que o trabalhador humilde irá se sensibilizar com o tal cartão? E que irá deixar de ver o lixo cultural da televisão para ir a museu? A questão é que, numa tacada só, Lula dá dois golpes de marketing. Mostrando que aprendeu muito com Getulio Vargas, garante mais uma vez o apoio de artistas sempre de olho nas verbas públicas (vários deles estavam lá, prestigiando os eventos). E, ao mesmo tempo, finge que está ajudando os pobres, com mais uma bolsa-esmola. Nenhuma palavra sobre investimentos em educação básica, que é o que poderia fazer as pessoas se interessarem em consumir mais cultura. Isso não rende votos, nem apoio dos artistas.

Estes, aliás, deveriam se rebelar publicamente contra a tal frase sobre os “livros de fotografia”. Alguns dos maiores nomes da arte brasileira produziram livros desse tipo, muitos inclusive sem qualquer apoio oficial, e são reconhecidos no mundo inteiro pelo seu talento. Lula, que provavelmente nunca os leu, não está nem aí com esses artistas; prefere aqueles outros. E, quando se encontra com líderes estrangeiros, dá de presente camisas desbotadas da seleção brasileira, e não obras de arte.

Não é à tôa que intelectuais como o prof. Antonio Candido, um de seus apoiadores, se dizem envergonhados.

1 thought on “Vale Ignorância

  1. Não critique o jumento Orlando. Cada governante tem o povo que merece e Lula tem 80% dos brasileiros do lado dele (eu acredito nos números porque conheço os brasileiros). Nós 20% é quem somos as pessoas erradas no lugar errado. Quem reprentaria um povo que adora comprar muamba? Adora sonegar impostos? Adora gato de luz, agua e TV por assinatura? Adultera gasolina? São os politicos? Não são as pessoas que escolhem os politicos de acordo com seu historico educacional, cultural e familiar? Eu não escolhi Lula, mas eu não passo de uma minoria mal representada que mata um leão por dia para ter mais que um vale geladeira, um vale esmola ou um vale “curtura”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *