Falar, mesmo, sobre a questão do novo padrão elétrico, pelo visto ninguém quer. As várias empresas do setor que procuramos para comentar a mudança evitam o assunto como se estivessem diante de algum vírus ou epidemia! Todas transferem o problema para a Eletros, que informa estar preparando uma cartilha com suas orientações para fabricantes, lojistas e consumidores. Quando ficará pronta, não se sabe.

Por sinal, o site da ABINEE traz uma série de perguntas e respostas sobre o novo padrão, que certamente ajuda a tirar algumas das dúvidas. Só não explica por que tudo foi feito até hoje como se o consumidor não existisse. O site da Eletros traz apenas um press-release do Ministério do Desenvolvimento, descrevendo a medida, e um PowerPoint com a íntegra do estudo realizado pelo Inmetro. Bom material de pesquisa. Mas, como a indústria está encarando essa mudança? Nenhuma palavra. Como será feita a fiscalização? Nada. Como deve agir a pessoa que acabou de adquirir um aparelho cujo conector é incompatível com a tomada nova? Idem. Como lidar com a enxurrada de aparelhos chineses que entram no País todos os dias, nenhum deles com o plugue novo? Idem.

Aliás, notícia do site Ultimo Segundo revela que já estão faltando adaptadores nas lojas. “Apenas em dezembro o governo liberou a fabricação dos adaptadores reversos”, diz lá o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos no Estado de São Paulo. “Antes só se fabricava o que liga a tomada nova ao equipamento velho, que tem menos demanda.” Enfim, é para usar adaptador ou não? Quem responde?

Em tempo: a ABINEE, ao contrário da Eletros, participou dos estudossobre o novo padrão elétrico,  junto à ABNT, e aprovou a mudança. Para quem não sabe, as duas entidades que representam a indústria têm a mesma origem. A Eletros nasceu, nos anos 90, de uma cisão dentro da ABINEE, quando os fabricantes de eletrônicos (basicamente áudio e vídeo), liderados pela Gradiente, romperam com as empresas de material e equipamentos elétricos. Hoje, os dois segmentos praticamente não se falam. Pensando bem, talvez seja por isso que o novo plugue está gerando tanta confusão.

1 thought on “Novo plugue terá uma cartilha

  1. Para se ter uma idéia da falta de esclarecimento acêrca da implantação desses malfadados plugues eu,que não me considero nenhuma”besta”,por desinformação,me dei mal.Ontem chegou meu novo “mega fogão” com turbo-forno-vapor,enfim,uma maravilha…exceto pelo fato de ter vindo com o novo plugue.Optei por trocar a tomada pois fica “mais bonitinho” e adequado do que colocar um adaptador.Fui à loja,comprei a tomada,instalei e:surpresa!O plugue não entra!Voltei à loja e descobri que existem plugues e tomadas para 10 e 20 ampéres e imcompatíveis entre si!Isso que dizer que cada vez que formos mudar o aparelho que será conectado,teremos que trocar a tomada também ,de acôrdo com a amperagem do mesmo!Conclusão:já comprei 2 tomadas quando precisava de apenas uma.Com essa desiformação generalizada sobre o assunto,imaginem quanto vão faturar os fabricantes e quanto o meio ambiente vai perder com todo esse desperdício.Isso é o Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *