A notícia é ótima, mas precisará ser checada na prática. Os ministérios de Comunicações, Ciência e Tecnologia, Planejamento e Desenvolvimento decidiram que todos os conversores de TV Digital terão que obter certificação do Inmetro antes de chegar ao mercado.

Ótimo. Teoricamente, todos os fabricantes terão que submeter seus produtos a uma avaliação técnica criteriosa, para impedir a venda de itens de má qualidade. De fato, não têm sido poucos os relatos de consumidores que adquiriram seus conversores baratos e se arrependeram; houve até fabricantes que tiveram de recolher produtos defeituosos em série.

A idéia é que o Inmetro crie um Programa de Avaliação de Conformidade específico para equipamentos de TV Digital, e também para aplicativos do sistema ISDB-T, o que deve incluir o software Ginga, aguardado por toda a indústria porque será o definidor do grau de interatividade da TV Digital no Brasil.

Só se pode torcer para que uma medida como essa dê certo.

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige o site HT & CASA DIGITAL. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

1 thought on “Conversores vão exigir certificação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *