schwarz3.jpgNão deixa de ser engraçado: Arnold Schwarzenegger, nosso velho exterminador, hoje governador da Califórnia, lançou-se em campanha para salvar seu estado da fuga de estúdios. Sim, a vida anda tão dura por lá que muitas produções de cinema e TV estão sendo transferidas para outros estados americanos, onde há incentivos fiscais mais generosos.

A última produção que anunciou sua debandada (no caso, de Los Angeles para Nova York) foi “Ugly Betty”, adaptação da mexicana “Betty, a Feia”, que já passou no Brasil. Agora que o inverno no hemisfério norte foi embora, o clima em cidades como Chicago, Seattle, Philadelphia, Boston e Nova York torna-se mais agradável, permitindo gravar sem problemas cenas externas que, em boa parte do ano, só são possíveis na Califórnia ou na Flórida. Como há uma ferrenha disputa entre os governos estaduais para sediar filmagens importantes, o governador californiano agora vai ter que, literalmente, fazer mágica.

Com a crise imobiliária, a Califórnia foi um dos estados mais prejudicados. Ali estão alguns dos terrenos mais caros do mundo. O déficit fiscal previsto para 2009 chega a inacreditáveis US$ 20 bilhões, mais do que o PIB de muitos países. Schwarzenegger pensou em reduzir impostos para os estúdios, mas se fizer isso corre o risco de elevar ainda mais o déficit.

E aí, não haverá efeito especial que segure as contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *